Maratonista brasileiro treina no Quênia para Jogos de Tóquio

Daniel Nascimento foi o melhor do país na última São Silvestre

Publicado em 22/06/2021 - 15:36 Por Lincoln Chaves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

"Bem-vindo à casa dos campeões". A mensagem no portal na entrada da cidade queniana de Iten pode soar prepotente, mas é sincera quando se pensa em provas de longa distância. Nas últimas dez edições das seis principais maratonas do planeta, um atleta do Quênia esteve no topo do pódio, em média, de seis a sete vezes em cada uma delas. Qual o segredo? O corredor brasileiro Daniel Ferreira do Nascimento é quem pode desvendar.

Daniel está em Iten desde o último dia 6 e lá permanecerá até o embarque para a Olimpíada de Tóquio. Em maio, o paulista de apenas 22 anos já havia passado duas semanas no Quênia, com o técnico Neto Gonçalves, preparando-se para a primeira maratona da carreira, em Lima, no Peru. No dia 23 daquele mês, ele não só venceu a prova como atingiu o índice olímpico, com a melhor marca entre os brasileiros que vão competir na capital japonesa. Nada mal para quem sonhava com a estreia olímpica somente em 2024, em Paris.

Acostumado a treinar sozinho em Bauru, no interior paulista, Daniel tem compartilhado o dia a dia com atletas que só costumava ver no vídeo.

A empolgação contrasta com a sensação que Daniel viveu após a Corrida Internacional de São Silvestre de 2018, quando deixou a prova com dores no tendão de Aquiles. Ele chegou a desistir do esporte e foi trabalhar na roça, com a família. Mas retornou a tempo de ser o brasileiro mais bem colocado da São Silvestre seguinte, em 11º lugar.

Além dele, Daniel Chaves e Paulo Roberto de Almeida Paula também representarão o Brasil na maratona em Tóquio. A prova será realizada em 8 de agosto, último dia dos Jogos.

Edição: Renata Batista - Editora da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo