Maratonista brasileiro treina no Quênia para Jogos de Tóquio

Daniel Nascimento foi o melhor do país na última São Silvestre

Publicado em 22/06/2021 - 20:15 Por Lincoln Chaves, Reporter da Rádio Nacional - São Paulo

"Bem vindo a casa dos campeões". A mensagem no portal na entrada da cidade queniana de Iten pode soar prepotente, mas é sincera quando se pensa em provas de longa distância. Nas últimas dez edições das seis principais maratonas do planeta, um atleta do Quênia esteve no topo do pódio, em média, de seis a sete vezes em cada uma delas. Qual o segredo? O corredor brasileiro Daniel Ferreira do Nascimento é quem pode desvendar.

Daniel está em Iten desde o último dia 6 e lá permanecerá até o embarque para a Olimpíada de Tóquio. Em maio, o paulista de apenas 22 anos já havia passado duas semanas no Quênia, com o técnico Neto Gonçalves, preparando-se para a primeira maratona da carreira, em Lima, no Peru. No dia 23 daquele mês, ele não só venceu a prova como atingiu o índice olímpico, com a melhor marca entre os brasileiros que vão competir na capital japonesa. Nada mal para quem sonhava com a estreia olímpica somente em 2024, em Paris.

A empolgação contrasta com a sensação que Daniel viveu a Corrida Internacional de São Silvestre de 2018, quando deixou a prova com dores no tendão de Aquiles. Ele chegou a desistir do esporte e foi trabalhar na roça, com a família. Mas retornou à tempo de ser o brasileiro mais bem colocado da São Silvestre seguinte, em 11º lugar.

Além dele, Daniel Chaves e Paulo Roberto de Almeida Paula também representarão o Brasil na maratona em Tóquio. A prova será realizada em 8 de agosto, último dia dos Jogos.

Edição: Beatriz Arcoverde, editora da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo