Maria Portela é eliminada após luta longa e arbitragem polêmica

Punida por falta de combatividade, gaúcha ainda teve golpe não marcado

Publicado em 28/07/2021 - 08:06 Por Lincoln Chaves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A judoca Maria Portela foi eliminada nas oitavas de final da categoria até 70 kg da Olimpíada de Tóquio (Japão) em uma luta polêmica. O combate contra Madina Taimazova, do Comitê Olímpico da Rússia, na madrugada desta quarta-feira (28) pelo horário de Brasília, foi o segundo da gaúcha na capital japonesa e durou quase 15 minutos, dez deles só no golden score, que é o tempo extra, no qual vence o atleta que pontuar primeiro.

A vitória da russa foi decidida após a brasileira receber uma terceira punição por falta de combatividade. Durante a prorrogação, Portela chegou a derrubar a adversária com parte das costas no tatame, o que configuraria um wazari. Pontuação intermediária, mas que serviria para classificá-la. O lance foi conferido pela arbitragem de vídeo, que nada assinalou, para revolta de judocas e ex-judocas brasileiros, como o medalhista olímpico Flávio Canto e o campeão mundial Luciano Correa. Após a luta, ainda emocionada, a gaúcha descartou culpar o árbitro e avaliou que poderia ter sido mais agressiva.

Outro brasileiro a competir no tatame japonês foi Rafael Macedo, que não passou da estreia na categoria até 90 kg. O paulista foi superado em apenas 30 segundos pelo cazaque Islam Bozbayev. Tanto ele como Portela terão nova chance de brigar por medalha no sábado, na disputa por equipes, novidade na edição olímpica deste ano.

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Economia

Local de provas do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo