Maria Portela é eliminada após luta longa e arbitragem polêmica

Punida por falta de combatividade, gaúcha ainda teve golpe não marcado

Publicado em 28/07/2021 - 08:06 Por Lincoln Chaves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A judoca Maria Portela foi eliminada nas oitavas de final da categoria até 70 kg da Olimpíada de Tóquio (Japão) em uma luta polêmica. O combate contra Madina Taimazova, do Comitê Olímpico da Rússia, na madrugada desta quarta-feira (28) pelo horário de Brasília, foi o segundo da gaúcha na capital japonesa e durou quase 15 minutos, dez deles só no golden score, que é o tempo extra, no qual vence o atleta que pontuar primeiro.

A vitória da russa foi decidida após a brasileira receber uma terceira punição por falta de combatividade. Durante a prorrogação, Portela chegou a derrubar a adversária com parte das costas no tatame, o que configuraria um wazari. Pontuação intermediária, mas que serviria para classificá-la. O lance foi conferido pela arbitragem de vídeo, que nada assinalou, para revolta de judocas e ex-judocas brasileiros, como o medalhista olímpico Flávio Canto e o campeão mundial Luciano Correa. Após a luta, ainda emocionada, a gaúcha descartou culpar o árbitro e avaliou que poderia ter sido mais agressiva.

Outro brasileiro a competir no tatame japonês foi Rafael Macedo, que não passou da estreia na categoria até 90 kg. O paulista foi superado em apenas 30 segundos pelo cazaque Islam Bozbayev. Tanto ele como Portela terão nova chance de brigar por medalha no sábado, na disputa por equipes, novidade na edição olímpica deste ano.

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Média móvel de mortes por covid diminui, mas ainda é de 510 óbitos

Mais de 142 milhões de brasileiros acima de 18 anos, o que corresponde a mais de 90% dos adultos do país, estão vacinados com ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19. A imunização completa, com as duas doses ou dose única, alcançou mais de 50% do público-alvo. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Lançado no Rio o projeto de recuperação da mata ciliar do Rio Guandu

Um projeto para recuperação da mata ciliar do Rio Guandu, que corta 15 municípios do estado, foi lançado pela  Cedae, Companhia Estadual de Águas e Esgotos, nesta terça-feira. A ação celebra o  Dia Mundial da Árvore, e prevê o plantio de 1 milhão de árvores em até cinco anos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Unesco e multinacionais francesas lançam plano para Amazônia Central

O Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Amazônia Central prevê 118 ações. A  reserva foi criada em 2001 e engloba 30 municípios do Amazonas e um de Roraima, cobrindo 197 mil quilômetros quadrados, área equivalente a quase todo o estado do Paraná.

Baixar arquivo
Segurança

RJ vai implantar sistema de câmeras nos uniformes das Polícias

Serão adquiridos, por meio de licitação, 22 mil equipamentos de filmagem que, segundo o governo, além de proteger os servidores em casos de falsas acusações, aumentarão a transparência e a fiscalização das ações policiais. As imagens geradas pelo sistema ficarão armazenadas por até um ano.

Baixar arquivo
Esportes

Fluminense empata com Cuiabá e fica na 8ª posição no Brasileirão

O Fluminense empatou com o Cuiabá nesta segunda-feira (20) por 2 a 2 e, agora, ocupa a oitava colocação do Campeonato Brasileiro. Já o Cuiabá está em nono lugar.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasil sobe cinco posições no Índice Global de Inovação

O Brasil ocupa a posição 57 no ranking internacional de inovação, entre 132 países. O país subiu cinco lugares em relação ao ano passado no Índice Global de Inovação, IGI. Mas o melhor desempenho foi em 2011, quando ficou em 47°.

Baixar arquivo