Natasha Rosa é liberada pela Corte Arbitral para disputar Olimpíada

Pesista foi julgada após exame antidoping indicar diuréticos proibidos

Publicado em 22/07/2021 - 14:35 Por Lincoln Chaves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Natasha Rosa, do levantamento de peso, está liberada pela Corte Arbitral do Esporte para disputar a Olimpíada de Tóquio. Ela havia sido suspensa preventivamente em maio, após testar positivo para dois diuréticos proibidos pela Agência Mundial Antidoping. Um dos resultados adversos foi colhido fora do período de competições e o outro no Pan-Americano da modalidade, na República Dominicana.

No mês seguinte, Natasha foi considerada elegível pela Agência Mundial de Testagem, mas a participação nos Jogos dependeria do julgamento na Corte Arbitral, que ocorreu nesta semana. Os juízes entenderam que as substâncias encontradas no suplemento que a brasileira consumia ocorreram por uma provável contaminação. A punição, já cumprida, acabou sendo de apenas um mês, por ela não ter preenchido o documento com a listagem dos suplementos que usava.

A estreia será nesta sexta-feira (23), a partir das 21h50 (horário de Brasília). Ela compete na categoria até 49 quilos. Neste esporte, cada atleta faz até seis levantamentos na prova. Três no arranco, onde se ergue a barra de uma vez, acima da cabeça, e três no arremesso, em que o pesista levanta a barra sobre os ombros e a apoia no peito. O resultado consiste na soma dos pesos de arranco e arremesso.

Além de Natasha, o Brasil tem Jaqueline Ferreira como representante na modalidade, na categoria até 87 kg. Principal nome do país no levantamento do peso, Fernando Reis caiu no doping em um exame de junho e ficou fora dos Jogos.

Edição: Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: DF começa a vacinar pessoas a partir dos 30 anos nesta terça

DF já registrou 57 casos da variante Delta. Mesmo assim, portaria do governo aumentou de 25% para 30% quantidade de público em eventos esportivos. 

Baixar arquivo
Política

No Alvorada, Jair Bolsonaro recebe o presidente de Portugal

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu, nesta segunda-feira, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Eles reafirmaram parcerias econômicas e comerciais e reiteraram o compromisso mútuo de promover a recuperação das duas nações no contexto pós-pandemia.

Baixar arquivo
Educação

Programa Água nas Escolas pode construir 2 mil cisternas no Nordeste

Segundo o Ministério da Cidadania, o investimento inicial de R$ 60 milhões vai beneficiar mais de 100 mil alunos em mais de 350 municípios. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa Criança Protegida é lançado no Paraná

A iniciativa oferece aos estados formação e capacitação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, para melhorar o atendimento e a assistência aos menores de idade que tiverem os direitos violados.

Baixar arquivo
Segurança

Caso Marielle Franco: MP do Rio pede aumento de pena para Ronnie Lessa

Segundo a denúncia do Ministério Público, Lessa e outros quatro denunciados atuaram para impedir e embaraçar a investigação sobre os homicídios ocorridos em março de 2018.

Baixar arquivo
Política

Rede Nacional: Ministro Fábio Faria detalha privatização dos Correios

O ministro Fábio Faria destacou que o primeiro ponto do projeto de privatização dos Correios trata da universalização dos serviços postais, e deu detalhes sobre os estudos que orientaram o texto que será votado no Congresso.

Baixar arquivo