Recorde: Brasil tem a maior delegação em jogos realizados no exterior

Publicado em 20/07/2021 - 20:21 Por *Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A terra do sol nascente está cada vez mais verde e amarela com a chegada dos atletas olímpicos brasileiros. E antes de qualquer medalha, a delegação do Brasil já bateu um recorde: 302 competidores - o maior número da história do país em olimpíadas no exterior.

 O diretor do Comitê Olímpico do Brasil, Rogério Sampaio explica que a quantidade de atletas pode ser explicada pelos investimentos feitos no Brasil, em razão das olimpíadas de 2016.

Desde os jogos de 1920, na Antuérpia – primeira edição que o país participou – o Brasil já conquistou 129 medalhas. Para esta edição, em Tóquio, o Time Brasil já vai recheado de medalhistas, 31 ao todo. Além disso, seguem para o Japão, 18 campeões olímpicos.

Caio Bonfim, da marcha atlética, que é prata nos jogos pan americanos de Lima em 2019 comenta que olimpíada não é fácil e pede a torcida de todos os brasileiros nos jogos de Tóquio.

Participante de quatro edições olímpicas, Hugo Parisi, dos saltos ornamentais, achou que as Olimpíadas de Tóquio não aconteceriam, por causa da emergência sanitária mundial. Apesar de não participar dessa edição do evento, ele destaca a importância dos Jogos na vida de um atleta. Para ele a participação nos jogos olímpicos é a chancela dos sonhos de todo atleta.

A Olimpíada ainda vai ocorrer dentro de uma emergência sanitária mundial. Mas o Comitê Olímpico do Brasil tomou uma série de medidas para a segurança e saúde de seus atletas e colaboradores.

Segundo o diretor Rogério Sampaio, além das orientações de praxe, como uso de máscaras, higiene das mãos, infectologistas foram contratados pela entidade para a elaboração de protocolos que garantam o retorno do Time Brasil, com medalhas e, o mais importante, com saúde.

*Com produção de Dayana Vítor e sonoplastia de José Maria Pardal

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo