COB anuncia cancelamento de Jogos da Juventude deste ano

Publicado em 17/08/2021 - 11:36 Por Astrid Nick - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informou, nesta segunda-feira (16), o cancelamento da edição de 2021 dos Jogos da Juventude, antes prevista para o mês de dezembro em Aracaju. O cancelamento se deve à gravidade da pandemia de covid-19 e a disseminação de novas cepas do coronavírus, e levou em conta também o número elevado de participantes, que gira em torno de aproximadamente cinco mil jovens na faixa etária 15 a 17 anos. Esta é a primeira edição a ser cancelada desde a sua criação.

Com o início dos Jogos Paralímpicos no próximo dia 24, o Comitê Paralímpico brasileiro definiu que Petrúcio Ferreira, do atletismo, e Evelyn Oliveira, da bocha, serão os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura, no Estádio Nacional do Japão, às 8h (horário de Brasília). Também participarão do desfile a técnica da classe BC4 da bocha e staff da atleta Evelyn Oliveira, Ana Carolina Alves, e o diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro, Alberto Martins. Petrúcio e Evelyn foram medalhas de ouro na última edição do evento paradesportivo, nos Jogos do Rio, em 2016.

Assim como nos Jogos Olímpicos, os Jogos Paralímpicos de Tóquio não terão a presença de público nas arenas. A decisão foi confirmada, nesta segunda-feira, após reunião do presidente do Comitê Paralímpico Internacional, o brasileiro Andrew Parsons, o Comitê Organizador dos Jogos, o governo metropolitano de Tóquio e o governo do Japão. O motivo é o preocupante aumento de casos de covid-19 no país, principalmente na capital japonesa.

Nesta terça-feira, a Vila Olímpica começou a receber parte dos atletas dos 131 países que deverão estar presentes ao evento.

Faltam sete dias para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

 

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo