Desemprego recua no segundo trimestre, mas ainda atinge 14,4 milhões

Publicado em 31/08/2021 - 12:38 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A taxa de desemprego no país, entre os meses de abril e junho deste ano, caiu 0,6% em relação ao trimestre anterior e ficou em 14,1%. Mas, apesar da queda, o país ainda soma 14,4 milhões de pessoas na fila em busca de um trabalho. No mesmo trimestre do ano passado, o desemprego atingia 13,3% da população. Os dados são da Pnad Contínua, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE.

A pesquisa aponta que o recuo na taxa de desemprego foi influenciado pelo aumento de 2,5% no número de pessoas ocupadas. Agora são 87,8 milhões de pessoas trabalhando, mas o número ainda não significa que metade da população em idade para trabalhar está ocupada. São 49,6%.

A analista da pesquisa Adriana Beringuy destaca que, no segundo trimestre de 2021, a ocupação cresceu também no emprego formal, com a carteira assinada, enquanto no trimestre anterior, o movimento atingia apenas o trabalho por conta própria e o sem carteira assinada.

E foi neste segundo trimestre que o trabalho por conta própria atingiu o patamar recorde de 24,8 milhões de pessoas, um crescimento de 4,2% na comparação com o trimestre anterior. Em um ano, segundo a pesquisa, o número de pessoas trabalhando por conta própria avançou 14,7%.

Adriana observa que o aumento da ocupação no segundo trimestre foi gerado, principalmente, por atividades relacionadas à alojamento e alimentação, que incluem restaurantes e hotéis, e tiveram o primeiro crescimento depois de quatro trimestres de quedas.

Adriana Beringuy salienta que esse avanço não faz a atividade voltar ao patamar pré-pandemia, mas que é um movimento de leve recuperação, depois de registrar a segunda maior perda de trabalhadores em 2020, atrás do serviço doméstico.

A pesquisa mostra, ainda, que os trabalhadores informais, que incluem aqueles sem carteira assinada, sem CNPJ ou trabalhadores sem remuneração, somaram 35,6 milhões de pessoas, cinco milhões a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

Edição: Ana Lúcia Caldas / GT Passos

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo