Brasil encerra Jogos Paralímpicos com melhor campanha da história

Publicado em 06/09/2021 - 10:44 Por Astrid Nick - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio foi a melhor campanha de todos os tempos do Brasil, marcada por recordes de ouros e feitos inéditos. O país terminou na sétima colocação no quadro geral, com um total foram 72 medalhas conquistadas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze, cumprindo a meta do top 10 estabelecida no planejamento estratégico do CPB, em 2017.

A delegação brasileira foi composta por 259 atletas, incluindo atletas-guia, calheiros, goleiros e timoneiro, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 435 pessoas. Dos atletas com deficiência, 68 eram das chamadas “classes baixas”, com deficiência severa. Foram 42 homens e 26 mulheres. Trinta e nove participantes tinham menos de 23 anos, cerca de 17% do total da equipe nacional paralímpica.

As 22 medalhas de ouro superaram as 21 de Londres 2012. No número total de pódios, o Brasil igualou a marca alcançada no Rio 2016.

Das 72 medalhas conquistadas pelo Brasil, em Tóquio, 68 participam do programa Bolsa Atleta, totalizando um percentual de mais de 94% das conquistas. O Governo Federal investiu, através do Bolsa Atleta, R$ 117 milhões.

Além dos fatos já citados, podemos destacar ainda, a despedida do multimedalhista Daniel Dias, Carol Santiago, com a conquista de cinco medalhas, 3 ouros, uma prata e um bronze, cinco medalhas de ouro conquistadas em apenas um dia e quatro modalidades conquistando medalhas inéditas.

As atenções do Comitê Paralímpico do Brasil se voltam agora para Paris 2024.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justiça

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão de renegociação de dívidas com bancos termina nesta terça

Participam do mutirão mais de 160 instituições financeiras, com condições especiais. Alvo são pessoas físicas com dívidas em atraso, que tenham sido contraídas de bancos ou financeiras e que não possuem bens dados em garantia.

Baixar arquivo
Geral

Liminar suspende greve dos rodoviários do Rio de Janeiro

Sindicato informou que iria acatar a decisão da Justiça do Trabalho, mas que o estado de greve está mantido e que vai tentar derrubar a decisão judicial. Uma das principais reivindicações da categoria é o reajuste de salários.

Baixar arquivo
Geral

Beneficiários da tarifa social terão bandeira verde em dezembro

Com essa bandeira, não há acréscimos na tarifa. Já para os demais consumidores de energia elétrica, a bandeira vigente no período será a de escassez hídrica, que segue valendo até abril de 2022.

Baixar arquivo