Com elenco experiente, Brasil quer voltar a ser o número 1 do futsal

Publicado em 14/09/2021 - 17:52 Por Lincoln Chaves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Brasil estreou na Copa do Mundo de futsal, disputado na Lituânia, goleando o Vietnã por 9 a 1. Apesar da fragilidade do adversário, a postura da seleção sete vezes campeã mundial, sendo cinco pela Fifa, foi a de uma equipe que deseja esquecer o fiasco da última edição, em 2016, quando foi eliminada nas oitavas de final pelo Irã, a primeira vez que o país não chegou pelo menos à semifinal.

Capitão do Brasil, o fixo Rodrigo é um dos mais experientes do grupo do Mundial. Do atual elenco, ele e o goleiro Guitta estiveram no último título brasileiro, em 2012, na Tailândia. Dos 16 convocados pelo técnico Marquinhos Xavier, 12 disputam a Copa do Mundo pela primeira vez. O grupo, porém, é rodado no futsal, brasileiro e internacional, com uma média de idade superior a 30 anos.

O elenco brasileiro é mesclado, com oito atletas no futsal europeu e oito que representam equipes da Liga Nacional de Futsal, transmitida pela TV Brasil aos domingos, às 11h (horário de Brasília). Um dos que atuam no Brasil é o pivô Dieguinho, do Joinville, com bagagem nas liga da Rússia e Portugal.

O Brasil integra o Grupo D da Copa do Mundo. Além do Vietnã, a seleção ainda terá pela frente República Tcheca e Panamá na primeira fase. Os tchecos são os próximos adversários, nesta quinta-feira (16), às 14h. No domingo (19), no mesmo horário, os rivais serão os panamenhos. Os dois primeiros de cada uma das chaves avançam às oitavas de final, além dos quatro melhores terceiros.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo