Paralimpíada Escolar abre portas do alto rendimento a novos campeões

Publicado em 27/09/2021 - 18:05 Por Lincoln Chaves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Petrúcio Ferreira e Yelstin Jacques do atletismo. Talisson Glock, Wendell Belarmino e Gabriel Geraldo da natação. Gledson Barros do futebol de 5. Leomon Moreno, Emerson Ernesto e Alex de Souza do goalball. Todos medalhistas de ouro na Paralimpíada de Tóquio (Japão). Mas, não é a única semelhança. Eles são algumas revelações de edições anteriores da Paralimpíada Escolar.

A competição anual é voltada a crianças com deficiência em idade escolar de todo o país. Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), é o maior torneio deste gênero no mundo. De acordo com o coordenador do Desporto Escolar do Comitê, Ramon Pereira, a Paralimpíada Escolar integra uma série de ações que visam a iniciação esportiva do jovem até o alto rendimento.

Cancelada em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Paralimpíada Escolar deste ano está confirmada entre 22 e 27 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. As seletivas estaduais já estão em andamento. A última edição nacional, em 2019, reuniu mais de dois mil participantes, entre alunos, professores, dirigentes e estafe. Entre as revelações daquele ano, esteve Jardênia Félix, medalhista de bronze em Tóquio nos 400 metros para atletas com deficiência intelectual.

Edição: Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Nascidos em outubro recebem a 6ª parcela do Auxílio Emergencial 2021

Os recursos serão creditados na Poupança Social Digital e esse público pode sacar ou transferir o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem e na rede lotérica de todo o país.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo