Vôlei sentado brasileiro projeta mais treinos e campeonatos até Paris

Publicado em 06/12/2021 - 08:26 Por Lincoln Chaves - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

Após a conquista da medalha de bronze entre as mulheres na Paralimpíada de Tóquio, o vôlei sentado brasileiro terá novidades no ciclo de Paris. A confederação nacional da modalidade fechou um acordo de patrocínio com a Audi, multinacional do ramo automobilístico, até os Jogos de 2024. Segundo o presidente da entidade, Ângelo Alves Neto, a montagem das comissões técnicas (com a contratação de mais profissionais) e o calendário de eventos (com novos torneios internacionais) serão impactados já a partir de 2022.

Ainda é pouco comum no movimento paralímpico o envolvimento da iniciativa privada. A petroquímica Braskem dá suporte à seleção nacional de atletismo paralímpico. A Toyota, outra multinacional automobilística, patrocina o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Há, ainda, empresas como a Nissan, também automobilística, e a Ajinomoto, do ramo alimentício, que apoiam atletas em diferentes modalidades. Mesmo assim, o setor público, pela Lei Agnelo/Piva - que destina recursos das loterias ao esporte paralímpico - ou via programas como o Bolsa Atleta, é responsável pela esmagadora maioria do incentivo.

Para Luiza Fiorese, jogadora da equipe feminina e medalhista em Tóquio, a importância do investimento vai além do aspecto financeiro.

Já Nathalie Filomena, capitã da seleção e que vive a modalidade desde 2006, avalia que o novo cenário permite ao Brasil sonhar em ir além do bronze.

Em 2022, as seleções masculina e feminina disputam a Copa do Mundo de Hangzou, entre 18 e 23 de maio, além do torneio classificatório para o Mundial de 2023, que ainda não tem data, por conta da pandemia do novo coronavírus.

 

 

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo

Por ano, são mais de 70 milhões de descargas elétricas registradas no país.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Telescópio James Webb chega a seu destino no espaço neste domingo

Neste domingo, o telescópio espacial James Webb deve, finalmente, chegar ao local onde ele vai ficar no espaço. É um ponto chamado Lagrange 2 ou L2, no limite de influência da gravidade do planeta Terra. A viagem até lá começou no dia de Natal do ano passado.

Baixar arquivo
Esportes

Com nove reforços, Flamengo apresenta equipe feminina para 2022

Rubro-Negro inicia temporada no próximo dia 6, na Supercopa do Brasil.

Baixar arquivo
Economia

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Segundo o Banco Central, cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações.

Baixar arquivo
Política

AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Cobrança surge após caso da vacinação inadequada contra a Covid-19 feita em crianças de Lucena, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

A doença não é contagiosa e é caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. Autoestima dos portadores ainda esbarra no preconceito que existe na população.

Baixar arquivo