Delegação brasileira da Paralimpíada de Inverno de Pequim é convocada

Brasil terá seis representantes nos Jogos, o dobro da edição anterior

Publicado em 14/01/2022 - 14:18 Por Lincoln Chaves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A participação do Brasil na Paralimpíada de Inverno de Pequim já é histórica antes mesmo de ela começar. O país terá seis representantes no evento, o dobro da edição anterior, em Pyeongchang (Coreia do Sul), há quatro anos, e o triplo de 2014, em Sochi (Rússia), na estreia brasileira.

A equipe na China pode crescer, como revelou Anders Pettersson, presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN). Existe a possibilidade de um sétimo nome na delegação, para o snowboard. Por enquanto, o catarinense André Barbieri, estreante nos Jogos, é o único representante do Brasil nesta modalidade. Ele competirá nas provas do cross (onde o atleta encara uma pista com diferentes saltos e obstáculos) e do banked slalom (em que descida inclui a passagem por portas e curvas).

Os demais estão no esqui cross-country, modalidade na qual a briga por medalhas se dá em corridas que variam de um a 20 quilômetros na neve. Os atletas competem sentados (cadeirantes) ou de pé (amputados). Os paulistas Guilherme Rocha e Wesley dos Santos e o paraibano Robelson Lula disputarão o evento pela primeira vez, enquanto a paranaense Aline Rocha e o rondoniense Cristian Ribera vão para a segunda participação.

A dupla de veteranos, aliás, é a esperança de um inédito pódio paralímpico, de acordo com o supervisor técnico da CBDN, Gustavo Haidar. Ele destacou as medalhas conquistadas por Aline e Cristian em etapas da Copa do Mundo de esqui cross-country durante o ciclo iniciado após os Jogos de 2018.

A Paralimpíada de Inverno deste ano será realizada entre 4 e 13 de março, na sequência da Olimpíada de Inverno, que também será em Pequim.

Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Segurança

Números caem, mas índice de crimes violentos permanece alto no Brasil

Diversos estados brasileiros registram queda no número de crimes violentos em 2021, na comparação com 2020. Mas Fórum Nacional de Segurança considera os índices ainda muito altos, se comparados com o de outros países.

Baixar arquivo
Geral

Falésias de Morro de São Paulo (BA) correm risco de desabamento

O alerta da prefeitura de Cairu, na Bahia, foi reforçado após o período de fortes chuvas no estado. Há trechos de Morro de São Paulo onde há, inclusive, condomínios residenciais que ficam perto das falésias. Quem mora, ou trabalha nessas áreas, já foi informado sobre os riscos.

Baixar arquivo
Economia

Índice Geral de Preços registra alta de 17,82% nos últimos 12 meses

A inflação medida pelo IGP-10,  Índice Geral de Preços, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, subiu 1,79% em janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Volta do rodízio registra trânsito abaixo da média na capital paulista

Houve apenas um pico de 1,5% das vias congestionadas às 8 horas e a partir das 10h também foi registrado um fluxo abaixo para o dia e horário com 0,5% das vias congestionadas nesse período.

Baixar arquivo
Cultura

Nove em dez artistas perderam dinheiro durante a pandemia no Brasil

Este é um dos dados da pesquisa "Músicos e Pandemia", realizada em parceria entre a União Brasileira dos Compositores e a ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing. E quase metade dos entrevistados perderam 100% da renda que ganhavam com música antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Saúde

Aparecimento de superfungo em Pernambuco coloca autoridades em alerta

O microrganismo tem uma alta taxa de letalidade e é resistente a antifúngicos e outros medicamentos.

Baixar arquivo