Delegação brasileira da Paralimpíada de Inverno de Pequim é convocada

Publicado em 14/01/2022 - 16:35 Por Lincoln Chaves - Repórter da TV Brasil - São Paulo

A participação do Brasil na Paralimpíada de Inverno de Pequim já é histórica antes mesmo de ela começar. O país terá seis representantes no evento, o dobro da edição anterior em Pyeongchang, na Coreia do Sul, há quatro anos, e o triplo de 2014 em Sochi, na Rússia, na estreia brasileira.

A equipe na China pode crescer, como revelou Anders Pettersson, presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN). Existe a possibilidade de um sétimo nome na delegação para o snowboard. Por enquanto, o catarinense André Barbieri, estreante nos Jogos, é o único representante do Brasil nesta modalidade. Ele competirá nas provas do cross, onde o atleta encara uma pista com diferentes saltos e obstáculos, e do banked slalom, em que descida inclui a passagem por portas e curvas.

Os demais estão no esqui cross-country, modalidade na qual a briga por medalhas se dá em corridas que variam de 1 a 20 km na neve. Os atletas competem sentados (cadeirantes) ou de pé (amputados). Os paulistas Guilherme Rocha e Wesley dos Santos e o paraibano Robelson Lula disputarão o evento pela primeira vez, enquanto a paranaense Aline Rocha e o rondoniense Cristian Ribera vão para a segunda participação.

A dupla de veteranos, aliás, é a esperança de um inédito pódio paralímpico, de acordo com o supervisor técnico da CBDN, Gustavo Haidar. Ele destacou as medalhas conquistadas por Aline e Cristian em etapas da Copa do Mundo de esqui cross-country durante o ciclo iniciado após os Jogos de 2018.

A Paralimpíada de Inverno deste ano será realizada entre 4 e 13 de março, na sequência da Olimpíada de Inverno, que também será em Pequim.

Edição: Radiojornalismo - GT Passos

Últimas notícias
Geral

Rio anuncia investimentos nas comunidades do Jacarezinho e Muzema

Serão investidos cerca de R$ 500 milhões nas duas comunidades, que foram escolhidas com base no índice de criminalidade e no número de habitantes, que passa dos 40 mil.

Baixar arquivo
Cultura

Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

A decisão de adiar os desfiles das escolas de samba de fevereiro para abril foi tomada pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes e de São Paulo, Ricardo Nunes, em reunião virtual nessa sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos

Criado em 1997 ele passou a vigorar no ano seguinte. Esse conjunto de normas sofreu várias atualizações desde a sua criação e algumas delas são bem fresquinhas e passam a valer em abril deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde faz ação na região Norte para incentivar vacinação contra covid

Sete cidades da região norte foram alvo de uma campanha de vacinação e testagem da covid 19, neste sábado. Equipes do Ministério da Saúde percorreram esses locais para incentivar a população a procurar as unidades básicas de saúde para concluir o esquema vacinal e tomar as doses de reforço.

Baixar arquivo
Economia

Orçamento da União de 2022 é sancionado com vetos de R$ 3 bilhões

O Orçamento da União de 2022 foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, no fim do dia desta sexta-feira. A publicação vai sair no Diário Oficial da União, no próximo dia 24, segunda-feira.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Universo: telescópio James Webb chega ao espaço pronto para revolução

A Nasa lançou o novo telescópio espacial James Webb há quase um mês, no Dia de Natal. Mas só neste domingo, 23 de janeiro, ele deve chegar ao local em que vai ficar no espaço. 

Baixar arquivo