Millôr Fernandes recebe homenagem pelo pioneirismo no frescobol

Publicado em 27/05/2022 - 17:06 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, nesta sexta-feira, no Arpoador, zona sul da cidade, uma placa em homenagem ao jornalista e escritor Millôr Fernandes. Nascido no Méier, na zona norte, era nas areias do Arpoador que Millôr revigorava as energias, praticando seu esporte favorito, o frescobol.

Durante a cerimônia de inauguração, a secretária municipal de Conservação, Anna Laura Valente Secco, destacou a importância do escritor na prática desse que é considerado um esporte genuinamente brasileiro, que surgiu nas praias do Rio de Janeiro em meados do século passado e se espalhou por toda a costa brasileira. A homenagem é um pedido dos amigos à prefeitura carioca.

A placa exibe a imagem de Millôr Fernandes com uma raquete nas mãos e os dizeres: “pensador, jornalista, dramaturgo, tradutor, humorista, desenhista, aforista, poeta e pioneiro do frescobol. Suas frases marcaram o Brasil”. Em todas as frentes, tanto na prosa quanto nas peças de teatro, ele deixou como característica o humor, muitas vezes ácido.

Millôr Fernandes morreu em 27 de março de 2012. No mesmo ano, também atendendo a pedido de amigos, a prefeitura inaugurou o “Largo do Millôr”, na Ponta do Arpoador. No ano seguinte, foi criado e instalado no largo o monumento “O Pensador de Ipanema”, projetado por Jaime Lerner e inspirado em desenho de Chico Caruso.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo