Na ativa aos 50, Rubinho vibra com filhos mantendo o legado nas pistas

Publicado em 23/05/2022 - 14:16 Por Lincoln Chaves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A segunda-feira (23) é de festa para um dos mais importantes nomes do esporte a motor brasileiro. Aos 50 anos, Rubens Barrichello segue na ativa. Não mais na Fórmula 1, onde correu por quase 20 anos e foi duas vezes vice-campeão, sendo o terceiro piloto que mais vezes competiu na maior categoria do automobilismo mundial. Desde 2012, Rubinho corre na Stock Car, principal campeonato nacional da modalidade.

Em paralelo, ele vê a família dar sequência ao legado do sobrenome. O filho mais velho, Dudu, de 20 anos, é piloto da Fórmula Regional Europeia. O mais novo, Fefo, de 16, compete na Fórmula 4 Brasil, categoria de base recém-criada para servir de transição do kart para o carro.

Rubinho, inclusive, acompanhou de perto o primeiro pódio de Fefo, na segunda das três corridas do fim de semana de abertura da competição, em Mogi Guaçu, no interior paulista. O terceiro lugar do filho, graças a uma ultrapassagem na última volta, emocionou o pai coruja.

São dois pilotos a defender o sobrenome Barrichello na Fórmula 4. Felipe Barrichello Bartz, primo de Fefo e sobrinho de Rubinho, também está na disputa. O sonho deles, claro, é chegar à Fórmula 1, que o veterano conhece tão bem. Foram 19 anos, 323 largadas e 11 vitórias.

A missão não é simples. O Brasil não tem um piloto iniciando uma temporada da categoria desde Felipe Massa em 2017. Até por isso, o aniversariante do dia acredita que a Fórmula 4, que encerra uma lacuna de cinco anos sem competições que fizessem a transição do kart, será fundamental no processo.

Rubinho, por sua vez, tem como meta pessoal o bicampeonato da Stock Car. Em 2022, ele completará 200 provas na categoria, da qual foi campeão em 2014 e vice dois anos depois.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo