História Hoje: pentacampeonato da seleção brasileira completa 20 anos

Brasil venceu a Alemanha e conquistou a Copa do Mundo de 2002

Publicado em 30/06/2022 - 11:36 Por José Carlos Andrade - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Dois a zero contra a Alemanha. E o Brasil foi o vencedor da Copa do Mundo no Japão/Coreia do Sul em 30 de junho de 2002. Sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, a seleção venceu invicta, com sete vitórias em sete jogos. Marcou 18 gols e levou apenas quatro. A seleção brasileira se tornou a única equipe a conquistar um pentacampeonato mundial.

A Copa do Mundo de 2002 foi a primeira a ser realizada na Ásia e teve duas sedes: Japão e Coreia do Sul. A campanha classificatória do Brasil para aquele ano foi considerada a pior de sua história. E a Canarinho embarcou para o mundial sem favoritismo. As seleções favoritas, França e Argentina, não saíram nem da fase de grupos.

O Brasil mostrou 100% de desempenho em todas as etapas do torneio. Para jogar a final no estádio de Yokohama, no Japão, foram escalados: Marcos; Lúcio, Edmílson, Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson e Roberto Carlos. Os 3 Rs: Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Rivaldo, além de Denílson e Juninho Paulista também jogaram. Kaká chegou a se preparar para entrar, mas a partida foi encerrada antes.

Ronaldo marcou os dois gols da vitória no segundo tempo. O goleiro alemão Oliver Kahn espalmou a bola após um chute de Rivaldo, Ronaldo aproveitou o rebote e acertou o primeiro aos 22 minutos. O segundo veio aos 34 com um chute no canto esquerdo do gol.

No hora de levantar a taça, o capitão Cafu fez uma homenagem às suas origens e exibiu a frase “100% Jardim Irene” escrita na camisa. O goleiro Oliver Khan da Alemanha, aos 33 anos, foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2002. O camisa 9 do Brasil, Ronaldo, levou a chuteira de ouro e bola de prata. Rivaldo ficou com a chuteira de prata.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quinta e próximas partidas de futebol

Pela Copa do Brasil, América Mineiro e São Paulo empataram em 2 a 2.

Baixar arquivo
Política

Conheça o plano de governo do candidato à presidência Jair Bolsonaro

Na proposta pela reeleição está: estimular o empreendedorismo; manter a reforma trabalhista, formalizar a atividade de trabalhadores por aplicativo e os rurais.

Baixar arquivo
Política

RJ: Vereadores cassam mandato de Gabriel Monteiro por quebra de decoro

Monteiro foi julgado por quebra do decoro parlamentar, por três motivos: encenação com uma menor de idade em um shopping, agressão contra um morador de rua convidado para a encenação de um roubo na Lapa e relação sexual gravada em vídeo com uma menor de idade, que posteriormente teve as imagens vazadas na internet.

Baixar arquivo
Justiça

No STF termina o julgamento da nova Lei de Improbidade Administrativa

O Supremo Tribunal Federal decidiu que a nova Lei de Improbidade Administrativa é válida para todos os processos em andamento. Inclusive aqueles abertos antes de ela entrar em vigor, em outubro do ano passado.

Baixar arquivo
Política

Candidatos à presidência fazem campanha em São Paulo e Minas Gerais

A Rádio Nacional acompanha as agendas dos cinco candidatos à Presidência da República mais bem posicionados na mais recente pesquisa de intenções de voto registrada no Tribunal Superior Eleitoral. E traz os detalhes em ordem alfabética.

Baixar arquivo
Geral

Anatel autoriza 5G no Rio, Palmas, Florianópolis e Vitória no dia 22/8

A Anatel autorizou, nesta quinta-feira, as operadoras de telefonia a ligarem o 5G no Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de agosto.

Baixar arquivo