Marina Dias busca mais um ouro na Copa do Mundo de paraescalada

Publicado em 20/06/2022 - 16:53 Por Lincoln Chaves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com o sucesso das estreias olímpicas de surfe, skate e escalada, nos Jogos de Tóquio, no Japão, vem a pergunta: quando os esportes entrarão, também, na Paralimpíada? Eles já estão na mira do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) para 2028, em Los Angeles , nos Estados Unidos.

E se a paraescalada chegar lá, o Brasil já tem candidata a medalha. Nesta terça-feira (21), a paulista Marina Dias disputa a etapa de Innsbruck, na Áustria, da Copa do Mundo da modalidade. Será a segunda participação da brasileira no circuito mundial. A primeira, no mês passado, foi a melhor possível, com medalha de ouro na norte-americana Salt Lake City.

A paraescalada tem quatro categorias. A classe B é para deficientes visuais. Atletas com limitação de membros superiores competem na classe AU e os de membros inferiores na AL. Por fim, na classe RP, estão os escaladores com comprometimento de alcance ou força. É o caso de Marina, que convive há 13 anos com a esclerose múltipla, que afeta o lado esquerdo do corpo.

O fato de a paraescalada ainda não ser paralímpica dificulta o acesso a recursos financeiros. Para competir em Salt Lake City, Marina conseguiu apoio de um programa de amparo ao esporte amador na prefeitura de Taubaté (SP), onde vive, mas teve que bancar outra parte dos gastos. E não foi diferente na ida para Innsbruck. Além disso, ela concilia os treinos com o trabalho como professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na vizinha São José dos Campos (SP). Uma rotina que pode mudar se a modalidade, enfim, entrar na paralímpiada.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo