PF investiga empresários sobre crimes em competições esportivas em PE

Publicado em 14/06/2022 - 17:25 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um grupo de empresários que se revezavam na execução de oficinas e competições esportivas custeadas com recursos públicos foi alvo de 24 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, nesta terça-feira (14). A ação realizada por agentes da Polícia Federal aconteceu em empresas de fachada e endereços residenciais de seis municípios pernambucanos: Camaragibe, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, São Lourenço da Mata e na capital, Recife. 

Os contratos eram custeados com recursos do Ministério da Cidadania (ex-Ministério do Esporte) e os indícios de desvio para utilização de empresas de fachada chegam a mais de R$ 21 milhões. A ação foi realizada em parceria com o Ministério Público Federal e seis auditores da Controladoria-Geral da União.

As investigações começaram há dois anos a partir de análises da CGU, que constatou simulação de licitações e contratação da empresa responsável pelo detalhamento técnico dos itens esportivos a serem comprados. A justiça determinou quebra dos sigilos fiscal e bancário dos suspeitos. Foram constatados indícios de sobrepreço, superfaturamento e pagamentos por serviços não executados.

Segundo a Controladoria-Geral da União, o desvio das verbas prejudicou diretamente o acesso a programas culturais e esportivos voltados para a infância e juventude, assim como o esporte de alto rendimento. Os investigados podem responder por crimes de fraude, peculato e corrupção, com penas que podem ultrapassar 25 anos.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo