Samuel Oliveira é o novo campeão mundial de natação paralímpica

Publicado em 14/06/2022 - 11:24 Por Astrid Nick - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

NATAÇÃO PARALÍMPICA

O Brasil tem um novo campeão mundial de natação paralímpica. Samuel Oliveira, de 16 anos, conhecido como Samuka, é o mais novo brasileiro campeão mundial de natação paralímpica. Na tarde dessa segunda-feira (13), ele foi o melhor nos 50 m costas da classe S5, para nadadores com falta de coordenação motora de grau moderado ou ausência de membros, a mesma classe em que Daniel Dias reinou por 15 anos. O nadador ainda fez parte da equipe brasileira, ao lado de Lídia Cruz, Daniel Mendes e Joana Neves, que conquistou o primeiro lugar no pódio no revezamento 4x50 m livre, no final do dia. Em seu segundo dia de disputas, o Brasil alcançou a marca de 13 pódios no total, com quatro ouros, seis pratas e três bronzes, e ocupa a quarta colocação na competição.

HIPISMO

O hipismo saltos brasileiro conquistou oito pódios em concursos realizados pela Europa neste final de semana. O principal destaque foi a dobradinha no contrarrelógio a 1,45m do CSIO3* de Drammen, na Noruega. Thiago Ribas, montando Itchcock des Dames, foi o único a não cometer penalidades e venceu com 73.58. Marlon Zanotelli, montado Harwich VDL, ficou em segundo lugar.

HOCKEY NO GELO

Depois de cinco anos, o Brasil voltará a disputar uma competição organizada pela Federação Internacional de Hockey no Gelo. A seleção brasileira está confirmada em competição que acontecerá em Montreal, no Canadá, de 31 de agosto a 04 de setembro. A última competição oficial da Federação Internacional de Hockey no Gelo com participação brasileira foi o Campeonato Pan-americano de Hockey no Gelo em 2017, na Cidade do México. Além do Brasil, estão confirmadas no torneio equipes de Líbano, Macedônia do Norte e Argentina. O objetivo da competição é completar requisitos para disputar o Mundial de Hockey no Gelo.

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo