São Paulo é o vencedor da edição 2023 das Paralimpíadas Escolares

Publicado em 04/12/2023 - 17:56 Por Leandro Martins- Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O estado de São Paulo foi o vencedor da edição deste ano das Paralimpíadas Escolares, maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar. O anúncio foi feito na sexta-feira, no Centro de Treinamento Paralímpico da capital paulista. Este foi o 11º título dos paulistas desde 2006, quando aconteceu a primeira edição do torneio.

A segunda posição dos Jogos em 2023 ficou com os atletas de Santa Catarina, seguidos por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. A delegação do Rio Grande do Sul foi homenageada com o troféu “Confraternização”.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, o Comitê Paralímpico Brasileiro, Ramon Pereira, relata que nesta edição foi batido o recorde de participantes, com 1800 atletas, de 26 estados, mais o Distrito Federal e também do Paraguai. Pereira acredita que esse número será superado em 2024. 

Em entrevista ao Centro de Recuperação Neuromotora Acreditando Brasil, Ramon Pereira falou sobre a importância de se valorizar o jovem com deficiência na prática esportiva. E ressaltou que o CPB oferece o apoio para essa inclusão – e de graça.

As competições neste ano aconteceram em três cidades: Belém, no Pará; Brasília e São Paulo. Entre as modalidades, o Atletismo teve a maior participação, com mais de novecentas inscrições, seguida por natação, tênis de mesa e bocha. Também teve disputas de badminton, judô, vôlei sentado, halterofilismo, tênis e basquete em cadeira de rodas e futebol de deficientes visuais.

Edição: Roberta Lopes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo
Cultura

Petrobras Cultural prevê R$ 250 milhões para projetos em todo país

Edital é destinado a projetos que promovam a diversidade, a inclusão e o fomento à economia criativa. Propostas da regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste vão receber pontuação adicional. Objetivo é contemplar regiões que, historicamente, recebem menos recursos

Baixar arquivo
Internacional

Lula reitera críticas a Israel e a Conselho de Segurança da ONU

Presidente voltou a defender mudanças no Conselho de Segurança da ONU, que, de acordo com ele, só vai representar o mundo do século 21 quando tiver representantes de países latinos, africanos e em desenvolvimento

Baixar arquivo