Hospital do DF será centro de referência no método canguru

Publicado em 30/07/2014 - 13:59 Por Karina Cardoso - Brasília

O método canguru é um tipo de assistência neonatal que permite o contato, pele a pele, entre o recém-nascido de baixo peso e os pais, podendo também contar com a participação do resto da família.

Vestindo apenas uma fralda, o bebê é colocado sobre o corpo do adulto, na posição vertical, durante tempo indeterminado.

O método proporciona muitos benefícios, conforme explica a supervisora da UTI Neonatal do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), Leila Maria da Silva: "O nenêzinho, ele sente como se ele estivesse dentro do útero da mãe, então toda a parte psíquica, a parte de saúde do bebêzinho, ao ele entrar em contato com essa mãe, ele fica uma criança saudável, e assim a gente vê a evolução do  peso dessa criança. É algo assim cientificamente explicado, estudado desde a época de 1979".
 

Em todo o mundo, nascem anualmente 20 milhões de bebês prematuros e de baixo peso, segundo o Ministério da Saúde.

 

A interação  entre o adulto e o bebê contribui também para a prevenção de infecções, controle térmico e desenvolvimento neurocomportamental do recém-nascido.

 

O Hospital Regional de Taguatinga foi o primeiro a implantar o Método Canguru no Distrito Federal.

 

Apesar de utilizá-lo desde 1992, só recentemente foi certificado pelo Ministério da Saúde.

 

Agora, o Hospital vai receber o título de Centro de Referência Distrital nesse procedimento.
 

Últimas notícias
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo