Material radioativo de sucata de avião é encaminhado para análise

Publicado em 04/07/2014 - 18:36 Por Marcela Cunha - Brasília

Técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) recolheram peças de material radioativo que faziam parte da sucata de um avião em terreno comercial de Taguatinga, cidade a 21 quilômetros de Brasília. Leiloada recentemente, a aeronave de médio porte está tendo a cabine transformada em um restaurante.

 

De acordo com o escritório do Cnen no Distrito Federal, foram retiradas das asas do avião duas peças com amerício-241. Instalados nos tanques, os equipamentos retirados medem a densidade do combustível e são comuns em aeronaves. Segundo os técnicos, a quantidade do material era pequena e as cápsulas não estavam rompidas.

 

O elemento, destacou o Cnen, tem baixa radioatividade e oferece pouco risco. Peças com amerício-241 são usadas em para-raios. Apenas em caso de rompimento e de contato direto com o corpo humano, haveria a possibilidade de contaminação.

 

O material foi encaminhado para análise da unidade do Cnen em Abadia de Goiás, na região metropolitana de Goiânia. De lá, as cápsulas de amerício serão depositadas em armazéns especiais na própria cidade, conforme o protocolo de recolhimento de resíduos radioativos.

 

Com informações da Agência Brasil

Últimas notícias
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga o caso da mulher que levou cadáver do tio ao banco

Funcionários do banco desconfiaram que o homem estava morto na cadeira de rodas e chamaram o SAMU, que confirmou o óbito. O caso aconteceu em Bangu, no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Povo Guató cobra espaço nas discussões sobre o Estatuto do Pantanal

Em participação numa audiência do Senado, o cacique Carlos Henrique, da aldeia Aterradinho, pediu que o estatuto tenha “um olhar mais direito à população pantaneira, que sãos os indígenas e ribeirinhos”. Os Guatós pedem que o estatuto inclua estudos antropológicos para a regularização fundiária.

Baixar arquivo