Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (18) pelo MInistério do Trabalho com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Segundo o órgão, quase 1,5 milhão vagas foram criadas em 2013 contra 1,14 milhão postos no ano anterior. Um aumento de 3%. Apesar do crescimento, esse foi o segundo pior resultado, em dez anos. De acordo com o estudo, 30% das oportunidades foram preenchidas por funcionários públicos.
As vagas nos setores de serviços, comércio e indústria de transformação também aumentaram em relação a 2012. Já a construção civil e a agricultura cresceram pouco, com índices que variam entre 1 e 2 %.
Os empregos com carteira assinada caíram 1%. O Ministro do Trabalho, Manoel Dias, disse que a diminuição do PIB, que é a soma de todos os bens e serviços do país, influenciou negativamente os resultados do setor privado.
Em relação ao gênero, o nível de emprego entre as mulheres cresceu quase 4%, enquanto o dos homens teve aumento de 2,5%.