Mato Grosso terá mais recursos para detectar doença em cavalos

Publicado em 12/08/2014 - 18:03 Por Grazielle Bezerra - Brasília

O  laboratório de análises clínicas veterinárias de Poconé, no Mato Grosso, a 100 quilômetros da capital Cuiabá, vai receber investimentos em torno de R$ 100 mil para aumentar o número de exames de detecção da enfermidade de Mormo em cavalos da região. O dinheiro é fruto de uma cooperação assinada entre a secretaria de desenvolvimento rural, o Sindicado Rural de Cuiabá e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Pantaneiro.

De acordo com o secretário de desenvolvimento rural do Estado, Luiz Carlos Alécio, a criação de cavalos contribui para a agricultura familiar em Mato Grosso, auxiliando no manejo de gado, por exemplo. E a ampliação nos serviços do laboratório vai levar rapidez e qualidade no diagnóstico da doença. A enfermidade de Mormo vem causando transtornos aos criadores e à comunidade rural em todo o Mato Grosso, porque impede a realização de cavalgadas e a presença de cavalos em feiras agropecuárias.

O Mormo ou lamparão é uma doença infectocontagiosa que atinge principalmente cavalos, asnos e mulas. Mas também pode atingir cachorros, gatos, bodes e até seres humanos. Ela é transmitida pela ingestão de água ou comida contaminada pela bactéria Burkholderia Mallei. Os principais sintomas dessa enfermidade são febre, tremores, suor excessivo, rigidez muscular e perda de peso.

Últimas notícias
Saúde

Plano de Saúde: ANS aponta redução de reclamações relacionadas à covid

O número de reclamações de usuários de planos de saúde relacionadas à covid-19 foi diminuindo ao longo da pandemia.

Baixar arquivo
Saúde

Novas regras para doação de sangue podem facilitar número de doadores

A partir de agora, os candidatos à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram sintomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, serão considerados inaptos por um período de 10 dias. Regra anterior era de 30 dias.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa determina o recolhimento de autotestes de covid-19

Como ainda não há uma definição sobre essa ferramenta de testagens caseiras, no Brasil, a Anvisa determinou o recolhimento, a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso dos autotestes de covid-19 das empresas Isa Lab e Pague .

Baixar arquivo
Saúde

3º lote de vacinas pediátricas serão entregues até quinta-feira

Todos os estados e o Distrito Federal terão recebido o terceiro lote das doses pediátricas da vacina Pfizer e o primeiro da Coronavac, para o mesmo público.

Baixar arquivo
Economia

Porto de Santos registra recorde de movimento em 2021

Contribuíram muito para esse recorde o aumento das importações, que cresceram 10,4%, enquanto as exportações diminuíram 3,5%.

Baixar arquivo
Saúde

SP recebe certificação por eliminar transmissão do HIV em gestações

A cidade de São Paulo recebeu uma nova certificação do Ministério da Saúde como a primeira metrópole da América Latina a eliminar a transmissão vertical do vírus HIV.

Baixar arquivo