Mato Grosso terá mais recursos para detectar doença em cavalos

Publicado em 12/08/2014 - 18:03 Por Grazielle Bezerra - Brasília

O  laboratório de análises clínicas veterinárias de Poconé, no Mato Grosso, a 100 quilômetros da capital Cuiabá, vai receber investimentos em torno de R$ 100 mil para aumentar o número de exames de detecção da enfermidade de Mormo em cavalos da região. O dinheiro é fruto de uma cooperação assinada entre a secretaria de desenvolvimento rural, o Sindicado Rural de Cuiabá e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Pantaneiro.

De acordo com o secretário de desenvolvimento rural do Estado, Luiz Carlos Alécio, a criação de cavalos contribui para a agricultura familiar em Mato Grosso, auxiliando no manejo de gado, por exemplo. E a ampliação nos serviços do laboratório vai levar rapidez e qualidade no diagnóstico da doença. A enfermidade de Mormo vem causando transtornos aos criadores e à comunidade rural em todo o Mato Grosso, porque impede a realização de cavalgadas e a presença de cavalos em feiras agropecuárias.

O Mormo ou lamparão é uma doença infectocontagiosa que atinge principalmente cavalos, asnos e mulas. Mas também pode atingir cachorros, gatos, bodes e até seres humanos. Ela é transmitida pela ingestão de água ou comida contaminada pela bactéria Burkholderia Mallei. Os principais sintomas dessa enfermidade são febre, tremores, suor excessivo, rigidez muscular e perda de peso.

Últimas notícias
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo