Fogo no cerrado aumenta 87% | em relação ao ano passado

Publicado em 16/09/2014 - 16:29 Por Sayonara Moreno - Brasília

A informação é do Prevfogo, órgão público de combate a incêndios florestais, que faz parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). 

Por ano, o Prevfogo contrata quase duas mil pessoas, para auxiliar no combate a incêndios florestais. O grupo existe há 25 anos e atua com identificação de focos de calor, por meio de satélites.

 

Desde o início deste ano, até a primeira quinzena de setembro, foram registrados quase 94 mil focos de calor, no cerrado. Oitenta e sete por cento a mais que o mesmo período do ano passado.

A vegetação do cerrado, por ser de clima tropical e de inverno seco, tem mais facilidade de sofrer incêndios. Mas para o chefe do Prevfogo, Rodrigo Falleiro, o culpado pelo início do fogo é sempre o ser humano.

 

A pena para quem provoca incêndios florestais varia de um a três anos de prisão, além de multa.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Risco alto de contaminação recua no Rio de Janeiro mas ainda é grave

O risco alto de contaminação pela covid recuou na maior parte da cidade do Rio de Janeiro e hoje é sinalizado em apenas três bairros da zona sul: Copacabana, Lagoa e Rocinha. Todas as demais áreas se encontram com classificação de risco moderado.

Baixar arquivo
Saúde

Há um ano, Brasil anunciava primeiro caso de covid-19

Apesar do primeiro caso de covid-19 no Brasil ter sido registrado no dia 26 de fevereiro do ano passado, uma pesquisa conduzida por um grupo de pesquisadores do Espírito Santo, entre eles o professor e coordenador do Laboratório Central do estado, Rodrigo Rodrigues, comprovou que o vírus causador da covid-19 já circulava no estado do Espírito Santo desde novembro de 2019.

Baixar arquivo
Política

Câmara volta a analisar PEC sobre imunidade parlamentar

PEC da Imunidade volta a ser analisada na Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (26).

A deputada Margareth Coelho defendeu o parecer apresentado, mas o texto é criticado por parlamentares, como informa Ana Lúcia Caldas. 

Baixar arquivo
Saúde

Oito das 27 unidades da Federação têm alta para covid-19

O balanço é referente ao período de 14 a 20 de fevereiro mas apesar dos sinais de queda, todas as regiões se encontram na zona de risco.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Universo: Contagem regressiva para o lançamento do Amazônia 1

Contagem regressiva para o lançamento do Amazônia 1, na madrugada deste domingo (28)

O satélite com produção e operação totalmente nacional será enviado ao espaço com uma missão bem definida: acompanhar de perto a Terra, em especial, a região amazônica.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo leva título de campeão do Brasileirão

O Flamengo é octocampeão Brasileiro. O clube rubro-negro perdeu para o São Paulo nesta quinta-feira (25) por 2 a 1 no Morumbi, em São Paulo, mas levou o título.

Baixar arquivo