O primeiro dos 14 novos bondes de Santa Teresa, bairro localizado no centro do Rio, começou a circular para testes nos Arcos da Lapa, nesta quarta-feira.
As avaliações são feitas no trecho entre o Largo da Carioca e o Largo do Curvelo. Ainda não há transporte de passageiros. A retomada deste serviço estava prevista para março, mas o prazo não foi cumprido.
Desde agosto, o bonde é submetido a testes na rua Joaquim Murtinho, em Santa Teresa. Moradores reclamam do atraso e dos transtornos causados pelas intervenções.
A professora aposentada Zélia Conceição, moradora do bairro há 70 anos, conta que, por causa das obras, o carro não chegava até sua residência. O relato é compartilhado pelo aposentado Alcides de Souza.
Para o presidente da Amast, Associação de Moradores de Santa Teresa, Jacques Schwarztein, a nova fase de teste do que ele chama de “protótipo”, é recebida com alegria, mas também com preocupação.
Ainda de acordo com Jacques, o bonde é o “marca-passo” da mobilidade urbana no bairro.
Os moradores estão sem o transporte, desde agosto de 2011, quando um acidente deixou seis pessoas mortas e mais de 50 feridas.
A reportagem entrou em contato com o governo do estado, que, até o fechamento desta matéria, não se pronunciou sobre o assunto.