Começamos o Giro pelos Estados no Mato Grosso do Sul, onde a Força Nacional de Segurança Pública vai atuar no segundo turno das Eleições, nas Zonas Eleitorais de Ponta Porã, que faz fronteira com o Paraguai. O objetivo é exercer atividades de preservação da ordem pública, das pessoas e do patrimônio nos locais de votação.
Na Paraíba, os Jogos Escolares da Juventude vão injetar cerca de 8 milhões de reais na economia de João Pessoa. A estimativa é da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba, que prevê o faturamento apenas com as hospedagens dos seis mil integrantes das 23 delegações esportivas que estarão na cidade de 6 a 15 de novembro participando dos jogos.
No Amazonas, a prefeitura de Manaus fez um apelo para que os candidatos e cabos eleitorais não espalhem santinhos pelas ruas, para evitar o transtorno ocorrido durante o primeiro turno. De acordo com o executivo, o lixo gera custos para o município e problemas para a cidade como o entupimento de bueiros.
No Paraná, o índice de mortalidade infantil em Curitiba, que em 2013 já havia sido o menor da história, deve bater um novo recorde de redução em 2014. De janeiro até 14 de outubro foram registrados 153 óbitos de bebês com até um ano de idade, o que representa queda de 11% em relação ao mesmo período do ano passado.
Terminamos o Giro em Minas Gerais, onde até o final do mês está sendo realizada a exposição “Lambe”, do artista plástico Eduardo Fonseca. A mostra trabalha personagens e elementos que ocupam as ruas e a vida cultural belo-horizontina. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, das oito da manhã às cinco horas da tarde. A entrada é gratuita.
Giro pelos Estados: Programete com notícias de destaques, apresentado de segunda a sexta-feira.