Eleitores de Niterói e Búzios serão identificados pelo sistema biométrico

Publicado em 01/10/2014 - 13:30 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Os eleitores de Niterói, na região metropolitana do Rio e de Armação dos Búzios, na região dos lagos, vão votar de forma diferente no próximo dia 5 de outubro.

 

Os dois municípios são os únicos do estado do rio nos quais a eleição vai ocorrer pelo sistema biométrico, que checa a identidade do eleitor por meio das impressões digitais.

 

No momento da votação, haverá mais uma etapa, além de mostrar o documento com foto e o título, será pedido que a pessoa coloque o dedo em contato com o leitor de digitais presente nas seção eleitoral.

 

Em Búzios, vão ser mais 23 mil eleitores votando pelo novo sistema e em Niterói mais de 352 mil.  No município da região dos lagos, vão estar em funcionamento 74 urnas eletrônicas com a leitura biométrica, deste total, sete serão usadas em casos de falhas.

 

Já em Niterói, haverá no total 1312 urnas biométricas, sendo119 extras . De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o sensor biométrico tem capacidade de analisar 70 sinais diferentes em cada impressão digital, o que segundo o tribunal, torna impossível haver coincidência de impressão, mesmo entre gêmeos idênticos, por isso, o sistema é considerado um avanço na segurança e transparência das votações.

 

 A biometria já está sendo usada no Brasil para identificar os eleitores desde 2008, quando as cidades Colorado do Oeste, em Rondônia, Fátima do Sul, no Mato Grosso do Sul e São João Batista, em Santa Catarina, realizaram as eleições municipais por meio do processo de identificação biométrico.

 

De lá pra cá, mais de 22 milhões de eleitores já foram recadastrados e nas eleições deste ano haverá votação pelo sistema em 763 municípios brasileiros e no Distrito Federal.  A expectativa do TSE é que em 2018 todos os eleitores do país já estejam cadastrados biometricamente.

 

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo