Eleitores de Niterói e Búzios serão identificados pelo sistema biométrico

Publicado em 01/10/2014 - 13:30 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Os eleitores de Niterói, na região metropolitana do Rio e de Armação dos Búzios, na região dos lagos, vão votar de forma diferente no próximo dia 5 de outubro.

 

Os dois municípios são os únicos do estado do rio nos quais a eleição vai ocorrer pelo sistema biométrico, que checa a identidade do eleitor por meio das impressões digitais.

 

No momento da votação, haverá mais uma etapa, além de mostrar o documento com foto e o título, será pedido que a pessoa coloque o dedo em contato com o leitor de digitais presente nas seção eleitoral.

 

Em Búzios, vão ser mais 23 mil eleitores votando pelo novo sistema e em Niterói mais de 352 mil.  No município da região dos lagos, vão estar em funcionamento 74 urnas eletrônicas com a leitura biométrica, deste total, sete serão usadas em casos de falhas.

 

Já em Niterói, haverá no total 1312 urnas biométricas, sendo119 extras . De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o sensor biométrico tem capacidade de analisar 70 sinais diferentes em cada impressão digital, o que segundo o tribunal, torna impossível haver coincidência de impressão, mesmo entre gêmeos idênticos, por isso, o sistema é considerado um avanço na segurança e transparência das votações.

 

 A biometria já está sendo usada no Brasil para identificar os eleitores desde 2008, quando as cidades Colorado do Oeste, em Rondônia, Fátima do Sul, no Mato Grosso do Sul e São João Batista, em Santa Catarina, realizaram as eleições municipais por meio do processo de identificação biométrico.

 

De lá pra cá, mais de 22 milhões de eleitores já foram recadastrados e nas eleições deste ano haverá votação pelo sistema em 763 municípios brasileiros e no Distrito Federal.  A expectativa do TSE é que em 2018 todos os eleitores do país já estejam cadastrados biometricamente.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Olimpíada: seleção feminina de futebol empata com a Holanda

O jogo, válido pela 2ª rodada do grupo F, ocorreu na manhã deste sábado (24) no estádio Miyagi. Debinha, Marta e Ludmila marcaram para o Brasil.

Baixar arquivo
Esportes

Felipe Lima se classifica para semifinal dos 100 m peito em Tóquio

Brasileiro conseguiu o melhor resultado da natação verde e amarela no primeiro dia de disputa da Olimpíada no Centro Aquático de Tóquio. 

Baixar arquivo
Cultura

Justiça do Rio decide desinterditar a Cidade do Samba

A Cidade do Samba estava interditada desde 11 de janeiro, a pedido do Ministério Público, para que as instalações fossem reestruturadas para reduzir os riscos de incêndio.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio cria comitê para combater violência política contra mulheres

Objetivo do do Comitê Marielle Franco de Proteção e Enfrentamento à Violência Política Contra as Mulheres é combater o racismo e conscientizar a população sobre o papel transformador das mulheres negras na sociedade.

Baixar arquivo
Educação

Enem 2021: mais de três milhões de estudantes têm inscrição confirmada

Para a modalidade digital do Enem foram confirmadas aproximadamente 69 mil inscrições de um total de 101 mil vagas ofertadas.  

Baixar arquivo
Economia

Cenário energético vai permanecer sensível até novembro, aponta ONS

Estudo considerou um aumento das atividades de comércio e serviços daqui para a frente, o que aumenta também a demanda de energia justamente em um período de seca e de baixa nos reservatórios.

Baixar arquivo