Porto Velho completa 100 anos nesta quinta-feira

Publicado em 01/10/2014 - 16:03 Por Graziele Bezerra - Brasília

A capital rondoniense, Porto Velho, nasceu, oficialmente, em 2 de outubro de 1914. Mas a criação da cidade aconteceu pelo menos sete anos antes, em 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira – Mamoré.

 

 

Nestes 100 anos, a cidade cresceu e se desenvolveu às custas dos recursos oferecidos pelo Rio Madeira, que margeia a cidade, como explica o professor de história da Universidade Federal de Rondônia, Marco Teixeira.

 

Há 73 anos morando em Porto Velho, a escritora Yêda Pinheiro Borzacov, natural de Guajará-Mirin, diz que resta pouca coisa da época da construção da cidade. E lamenta o péssimo estado da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, marco histórico do município. Mesmo assim ela comemora o centenário e se lembra da infância no bairro Caiarí, um dos mais antigos da cidade.

 

Já o servidor público Sáimon Rio, de 27 anos, diz que há pouco o que comemorar e critica a qualidade de vida na cidade. O historiador Marco Teixeira concorda que as obras das hidrelétricas Santo Antônio e Jirau são responsáveis pelo crescimento desenfreado da cidade e projeta a preocupação para os próximos anos.

 

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, reconhece a precariedade do saneamento básico na cidade, mas minimiza o impacto das hidrelétricas no dia-a-dia da cidade.

 

Segundo levantamento do IBGE, em 2007 o número de habitantes em Porto Velho não chegava a 370 mil pessoas. No censo de 2010 o número subiu para quase 429 mil pessoas. E agora em 2014 o Instituto estima que existam quase 500 mil moradores na cidade.

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo