Rio sedia competição mundial de poesia falada

Publicado em 15/11/2014 - 11:39 Por Nanna Possa - Brasília

Como dar nota para a Arte? Este é um dos desafios da primeira competição internacional de poesia falada da América Latina. O evento acontece até domingo na Flup - Festa Literária das Periferias.

 

O Rio Poetry Slam reúne 16 poetas de diferentes países. A curadora do campeonato, Roberta Estrela D'Alva, explica de onde vem o termo.

 

O campeonato segue as regras internacionais. O jurado é formado por cinco pessoas da plateia, que são sorteadas na hora. Cada poeta tem até 3 minutos para declamar um texto de sua autoria. Não pode usar trilha sonora nem figurino.

 

O representante brasileiro, Samuel Luis Borges, escolheu falar de amor e igualdade. Para o poeta paulista, o evento é uma forma de incentivar a criação.

 

O artista Alexandre Diaprha foi o vencedor do primeiro Poetry Slam de Portugal, em 2009. Desde então, tinha abandonado o gênero, mas aceitou participar do campeonato brasileiro.

 

A disputa é uma mistura de línguas e sotaques. Uma legenda traduzia tudo o que estava sendo dito. O público, mesmo confuso, gostou.

 

As etapas do campeonato são eliminatórias: dos 16 candidatos, os dois finalistas vão disputar a taça no domingo às 19h30, na Flup, que acontece na Mangueira, Zona Norte da cidade.


 

Últimas notícias
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta a procura por vacina contra a dengue no Distrito Federal

Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra dengue, que passou para 6 a 16 anos. A medida foi tomada para evitar o desperdício de doses que vencem em 30 de abril.

Baixar arquivo
Geral

Serra de Santa Catarina registra geada e temperatura de 0°C

As paisagens ficaram brancas com a formação de gelo na superfície da vegetação.

Baixar arquivo