Feministas recebem prêmio por luta de igualdade entre homens e mulheres

Publicado em 16/12/2014 - 16:36 Por Sayonara Moreno - Brasília

Mulheres idosas e feministas, que já lutaram ou ainda lutam pela igualdade de gêneros no Brasil, foram homenageadas nesta terça-feira (16), pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM),  da Presidência da República.


Esta é a primeira edição do prêmio Rose Marie Muraro – Mulheres Feministas Históricas. O nome é em homenagem à escritora e intelectual feminista brasileira que morreu em junho deste ano. A premiação é uma forma de reconhecer a história dessas mulheres com mais de 75 anos de idade, que contribuíram de alguma forma para as mudanças na sociedade, em relação aos direitos femininos.


Entre as candidatas ao prêmio, uma comissão criada na SPM, elegeu seis mulheres, entre pesquisadoras e militantes feministas. Uma delas é Clara Charf, de 89 anos, a companheira de Carlos Marighela, morto pela ditadura em 1969. Clara foi perseguida pelo regime militar e chegou a ser exilada. Atualmente faz parte da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos e é conselheira Nacional dos Direitos da Mulher. Para ela, o Brasil avançou no direito feminino, mas ainda tem muito o que melhorar.

 

A Ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci destaca o papel das homenageadas e diz que elas são exemplo a ser seguido pelas mulheres que lutam por direitos no Brasil, sobretudo as jovens.


Segundo a Ministra, essa premiação vai acontecer todos os anos, como fruto de parcerias entre órgãos federais. Além do recebimento de troféus, cada uma das homenageadas ganhou o prêmio deR$ 50 mil.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo