Pelo menos 18 pessoas foram presas nesta quinta-feira em operação da Polícia Federal e do Gaeco, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio.
Entre elas, oito policiais civis acusados de extorsão. A ação, realizada na região sul fluminense, visa cumprir um total de 25 mandados de prisão, 60 de busca e apreensão e 14 de condução coercitiva, quando o investigado é obrigado a prestar esclarecimento.
De acordo com o coordenador de operações da Polícia Civil, Elias Escobar, com o desenrolar das investigações, foram identificados outros dois núcleos criminosos, além do grupo de policiais civis. Um núcleo era de traficantes e outro, que atuava com a venda de produtos piratas.
SONORA
Ainda de acordo com o coordenador, uma parte dos policiais acusados já havia sido alvo de investigação por desvio de conduta. Por esta razão, esses policiais foram transferidos para a Baixada Fluminense.
O promotor da GAECO, Bruno Gaspar, explicou que no grupo dos traficantes foram denunciadas 15 pessoas. Destas, dez já foram presas. Já no núcleo de policiais civis, 14 pessoas foram denunciadas, sendo 9 agentes.
SONORA
Ainda de acordo com o promotor, do núcleo que atuava em mercados populares de Volta Redonda, até o momento ninguém foi denunciado pelo Ministério Público. Os policiais cumpriram apenas mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva contra os suspeitos.