Os 1309 presos do Distrito Federal que foram beneficiados no saidão de Natal devem retornar ao presídio da Papuda até as 10 horas da manhã desta sexta-feira (26).

O benefício foi concedido àqueles que cumprem pena em regime semiaberto e que tiveram bom comportamento.
Os detentos foram liberados às 10 da manhã do dia 24 de dezembro. No dia 30 de dezembro vai haver nova saída, também às 10 da manhã, com retorno no dia 2 de janeiro.
O benefício dá ao preso a oportunidade de passar o dia na rua, com a obrigatoriedade de retornar para casa às 6 da tarde. É proibido andar na companhia de outros presos, ingerir bebidas alcoólicas e frequentar bares.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF afirma que, em todo o país, o Distrito Federal é o que tem o menor índice de evasão durante os “saidões” em feriados prolongados. Dos 1328 presos liberados no saidão de Natal do ano passado, 16 não retornaram.
A Secretaria também informou que a polícia militar reforçou o efetivo em mil policiais por dia até 10 de janeiro.
Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou, em outubro, uma proposta que acaba com a saída temporária dos presos. O projeto de lei nº 3.468 de 2012 vai ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para o Plenário.