Anvisa autoriza uso controlado de canabidiol

Publicado em 14/01/2015 - 17:39 Por Danyele Soares - Brasília

"Antes do canabidiol ele tinha uma média de 10 crises por dia. Depois do canabidiol, já diminuiu muito. Hoje a gente já convive com vários dias sem crise."

 

Essa é a história do mineiro Valdir Vaz, pai de Lorenzo de 9 anos. Desde pequeno, o garoto sofre de um tipo de epilepsia de difícil controle. O pai soube do canabidiol – substância derivada da maconha – e começou a usar no tratamento do filho. Mas o produto era considerado ilegal no Brasil e então o pai criou uma campanha na internet para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberar o uso controlado do canabidiol. A iniciativa obteve o apoio de 75 mil pessoas.

 

O apelo de pais como Valdir e de entidades sociais ajudaram a Anvisa a retirar, nesta quarta-feira, o produto da lista de proibidos, passando para a categoria de medicamento controlado.

 

Com a medida, a substância não será mais considerada ilegal no país e, no futuro, a importação deve ficar mais fácil. Outra consequência esperada é o aumento de estudos sobre o tema no Brasil. Segundo os diretores da Agência, a iniciativa auxilia famílias que usam o canabidiol no tratamento de doenças, como a epilepsia grave.

 

De acordo com a conclusão da Anvisa, pesquisas internacionais apontam que não há indícios de dependência no uso do produto. Segundo o diretor-presidente, Jaime Oliveira, é preciso diferenciar o uso terapêutico do canabidiol do uso recreativo da cannabis sativa, de onde é feita a maconha.

 

Mas ele explica que, mesmo com a decisão, a importação do medicamento ainda precisará de autorização individual da agência a partir da prescrição médica.

 

"Não muda nada em relação à importação. Só pode ser em caráter individual, pra uso próprio, mediante prescrição médica. Essa reclassificação não muda. Os produtos que hoje são importados não contém apenas canabidiol, eles contém outros canabinóides, entre les o THC, que continua sendo um produto proscrito porque gera efeitos psicotrópicos, diferentemente do canabidiol." 

 

Para Valdir, pai do pequeno Lorenzo, é preciso comemorar:

 

"É um dia histórico, emocionante para todos nós que convivemos com epilepsia em nossa família ou outras doenças que são tratadas com canabidiol."

 

Como o canabidiol ainda não tem registro nem é vendido no Brasil, é necessária uma autorização de importação. O procedimento tramita na Anvisa e demora cerca de 4 dias, mas em breve o órgão vai editar uma resolução com novas normas para importar a substância, o que deve agilizar o processo.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo