A prefeitura de Rondon do Pará decretou estado de emergência por causa das fortes chuvas que afetam a região.
Nos últimos dias o volume das águas foi tão intenso, que causou o desmoronamento de barrancos e abriu crateras por toda a cidade.
O Comandante do Corpo de Bombeiros de Marabá, Tenente-Coronel Norat, diz que a coorporação, em conjunto com a Defesa Civil, está mapeando as áreas de maior risco no município.
Ele sugere a transferência de famílias para áreas mais seguras: "Orientamos a Prefeitura principalmente isolar essas áreas, retirar famílias que moram às margens desses buracos pra justamente evitar danos humanos. Já encaminhamos toda a documentação tanto pra Defesa Civil Nacional quanto a Defesa Civil do Estado pra que sejam tomadas as providências aí pra evitar e seja controlado esse desastre".
Ainda de acordo com o oficial, a situação se agravou agora em janeiro, mas o problema na região persiste há mais de um ano.
O Comandante atribui o desbarrancamento à degradação ambiental na cidade: "São áreas que foram ocupadas ao longo de grotas que são áreas de proteção. Então a população vai, se instala ali, começa a fazer tubulação de água, essas tubulações são rompidas, o que vai provocando também essa degradação. Também a retirada da vegetação, os taludes do morro, então justamente provoca que venha a acontecer esses deslizamentos".
A previsão para os próximos dias na cidade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, é de pancadas de chuva e trovoadas e ventos fracos a moderados.