Pará é o estado com menor número de mamografias

Publicado em 08/01/2015 - 16:22 Por Michelle Moreira - Brasília

O que era para ser rotina é uma exceção no Pará. Apenas 7,5 % das mulheres entre 50 e 60 anos fazem o exame de mamografia no estado.

 

A recomendação do Ministério da Saúde é de que ao menos 70% das mulheres nesta faixa etária se submetam ao exame.

 

O Pará tem a menor frequência de mamografias realizadas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia.

 

Para o mastologista e presidente da Sociedade, Ruffo de Freitas, a falta de estrutura na saúde pública e a grande extensão territorial do Pará são fatores que contribuem para este péssimo resultado.

 


SONORA



Ruffo de Freitas também pontua que existe uma má distribuição dos mamógrafos, com uma concentração de equipamentos maior nas capitais. Situação que acontece em todo o país.

 


Trinta e quatro  aparelhos espalhados por 18 municípios atendem pelo SUS aos pacientes com câncer no Pará.

 


A secretária de Saúde do estado, Heloísa Guimarães, afirma que a quantidade de mamografias é crescente, mas ainda é pequena. Ela também relata as dificuldades enfrentadas para ampliar o acesso ao exame.



SONORA


A secretária de Saúde do Pará pontua ainda que para este ano está previsto uma unidade de mamografia móvel que vai atender as comunidades mais distantes, além de um programa estadual para ampliar o acesso da mulher à saúde, em parceria com as secretarias municipais.

 


Apesar das dificuldades para realizar o exame, o mastologista Ruffo de Freitas alerta para a importância da mamografia.

 

SONORA 

 

E foi graças ao exame realizado em 2006 que Rosilene Rocha da Silva, de 51 anos, descobriu um nódulo no seio e pode iniciar o tratamento.

 


SONORA

 

A mulher que estiver com dificuldades para marcar o exame de mamografia no Pará pode entrar em contato com a Uremia - a Unidade de Referência Especializada Materno Infantil - pelo telefone 91 3226-1931.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Daniel Dias anuncia aposentadoria após jogos paralímpicos de Tóquio

O documentário "A Última Dança" conta os bastidores da temporada final de Michael Jordan no Chicago Bulls e a busca pelo sexto título da NBA. Para Daniel Dias, a Paralimpíada de Tóquio deste ano tem um quê de última dança - ou, no caso dele, de última braçada.

Baixar arquivo
Saúde

Região Norte incia imunização contra covid-19 nesta terça

Por causa do atraso na entrega das doses de vacina, o inicio da imunização contra à covid 19 nos estados da região Norte será nesta terça-feira (19).

Baixar arquivo
Esportes

Seis jogos abrem a 36ª rodada do campeonato brasileiro Série B

Flamengo vence Goiás por 3 a zero e volta para o G4 do Brasileirão.

Nesta terça-feira (19), seis jogos marcam a abertura da 36ª rodada do campeonato da Série B. Os detalhes com André Luiz Mendes. 

Baixar arquivo
Saúde

DF inicia vacinação contra Covid-19 nesta terça-feira

Serão imunizados, nesse primeiro momento, profissionais de saúde de instituições públicas e privadas e trabalhadores da linha de frente do atendimento, como profissionais de limpeza, vigilância e atendimento de hospitais e postos de saúde. Idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência que estiverem em instituições de longa permanência, além de indígenas, também serão imunizados.

Baixar arquivo
Saúde

Primeiras vacinadas no RJ são imunizadas aos pés do Cristo Redentor

A idosa Terezinha da Conceição, de 80 anos, que vive em um abrigo da Prefeitura, e a técnica de enfermagem, Dulcinea da Silva Lopes, de 59 anos, receberam o imunizante da CoronaVac no início da noite desta segunda-feira.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: idosa moradora de abrigo é a primeira vacinada em Goiás

Em Mato Grosso do Sul, indígena, idosa e médico foram os primeiros imunizados. Mato Grosso também fez a estreia da vacina nesta segunda-feira, com um profissional de saúde.

Baixar arquivo