logo Radioagência Nacional
Geral

Paralisação em aeroportos causou atrasos em 10% dos voos

Baixar
Kariane Costa
23/01/2015 - 09:42
Brasília

Cerca de 10% dos voos dessa quinta-feira (22) decolaram ou aterrizaram com atraso, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

Outros 144, cerca de 8%, foram cancelados em decorrência da paralisação dos aeroviários e aeronautas em diversos aeroportos do país.

 

Para as companhias que integram a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, a paralisação ocorrida hoje teve impacto mínimo para os passageiros.

 

Mas ainda assim o movimento afetou mais de 20% da operação prevista, não garantindo efetivo mínimo de 80% pela determinação da Justiça.

 

Os aeronautas, comandantes, comissários e copilotos decidiram suspender a paralisação.

 

De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas, a categoria vai esperar o resultado da negociação no Tribunal Superior do Trabalho marcada para esta sexta-feira às duas da tarde, em Brasília.

 

Os aeroviários, aqueles que trabalham dentro dos aeroportos, também se reúnem nesta sexta após a audiência.

 

A paralisação das categorias teve início na manhã dessa quinta-feira e causou atraso e cancelamento nos voos domésticos.

 

Os trabalhadores pedem aumento de 8,5% nos salários e benefícios, melhores condições de trabalho e piso salarial para os agentes que fazem check-in, entre outras reivindicações.

 

A proposta do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas inclui reajuste de 6,5% para os salários e de 8% para outros benefícios.

x