MPDF quer suspender novas licitações da Terracap em Águas Claras

Publicado em 24/02/2015 - 14:26 Por Sayonara Moreno - Brasília

O Ministério Público do Distrito Federal moveu uma ação civil pública, com pedido de liminar, que exige o licenciamento ambiental da Região Administrativa de Águas Claras. O pedido é da Promotoria de Justiça de Ordem Urbanística (Prourb) e da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente (Prodema), que querem a correção dos impactos urbanísticos e ambientais na região, alegando que o projeto original de Águas Claras foi desvirtuado.

Outra ação movida pelas mesmas promotorias é que seja cumprido o projeto de criação de três parques ecológicos na Região. Segundo a Prodema, apenas um parque foi implantado e o MP quer que os outros dois que faltam, sejam criados, além de um quarto parque que a promotoria sugere.

O MP pretende, com a ação, que o Distrito Federal suspenda a aprovação de novos projetos de parcelamento do solo e que a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) deixe de licitar ou vender lotes na região, até que o IBRAM, Instituto Brasília Ambiental finalize os estudos sobre o licenciamento dos terrenos.

 

Segundo o Ministério Público, na época da implementação de Águas Claras, a Terracap, ao parcelar o solo pediu apenas a Licença Prévia para o empreendimento, que foi concedida com o prazo de um ano. O prazo expirou, mas a companhia imobiliária não solicitou a renovação. As outras duas licenças obrigatórias, de Instalação e de Operação, nunca foram apresentadas.

 

Em nota, a Terracap informou que ainda não foi citada formalmente. Por isso não tem como se manifestar. A ação civil pública do MP deve ser analisada por um juiz que vai escutar os envolvidos e decidir se vai conceder a liminar.

Últimas notícias
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo