Prazo para confirmar inscrição no Mais Médicos termina hoje

Publicado em 05/02/2015 - 08:59 Por Karol Assunção - Brasília

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (4), que das 1,5 mil cidades que poderiam aderir ao Programa Mais Médicos, 1294 se inscreveram, além de 12 distritos indígenas. O ministro da Saúde Arthur Chioro comentou a participação dos municípios.

 

SONORA 

 

Desta vez, mais de 15 mil médicos com registro profissional no Brasil se inscreveram no programa. Desses, quase 12 mil optaram por receber um bônus de 10% na prova de residência médica e três mil escolheram os benefícios do Mais Médicos, como auxílio-moradia e alimentação.

 

Outros 930 médicos que estavam no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) – decidiram continuar na comunidade em que atuam e aderir ao Mais Médicos.

 

Os candidatos precisam confirmar até hoje a inscrição com a escolha das cidades disponíveis. No total, 4.146 vagas estão abertas. A expectativa é que essas elas sejam ocupadas pelos médicos com CRM no Brasil. Mas, para Chioro, a dificuldade de acesso a alguns locais pode pesar na hora de definir a vaga.

 

SONORA

 

O Nordeste deve receber o maior número de médicos. São 1.784 vagas para 505 municípios da região. Já o Centro-Oeste tem o menor número de vagas autorizadas: 393 médicos. Os 12 distritos indígenas devem receber 35 profissionais.

 

Os médicos que possuem registro no Brasil e que se inscreveram no programa ainda vão ter duas oportunidades de chamadas. As vagas que não forem preenchidas vão ser abertas para médicos brasileiros formados no exterior e, depois, para profissionais estrangeiros.

 

Desde 2013, o Conselho Federal de Medicina questionava a qualidade do programa, que entre outros problemas, não exige dos estrangeiros o Revalida, o exame exigido para que um médico atue no país. Nesta quarta-feira, representantes do Conselho e do Ministério da Saúde se encontraram.

 

Para Chioro, essa reunião representou uma reaproximação entre o Conselho e o Governo Federal.

 

SONORA

 

No encontro, foi debatida a agenda do ano em comum entre CFM e Ministério da Saúde, como o decreto que regulamenta a morte encefálica, o aprimoramento das normas para valorizar o parto normal, e a retomada do Conselho na Comissão de Incorporação de Tecnologia do SUS, de onde estava afastado desde o rompimento do diálogo, há quase dois anos.

 

Atualmente 14 mil profissionais estão atuando no Mais Médicos. A previsão é que o programa reúna mais de 18 mil médicos, beneficiando 63 milhões de pessoas em 4 mil municípios brasileiros e 34 distritos indígenas.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo