Câmara aprova política de reajuste do salário mínimo até 2019

Publicado em 11/03/2015 - 08:35 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Os deputados aprovaram, nessa terça-feira, a prorrogação da atual lei de valorização do salário-mínimo até 2019.

 

A lei prevê o aumento do salário de acordo com a inflação do INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, e também com o aumento do PIB dos últimos dois anos. PIB é o Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas produzidas pelo país. Prevista inicialmente até 2015, agora a lei vale até 2019.

 

A emenda que pode estender essa valorização para os aposentados e pensionistas vai ser votada nesta quarta-feira. O governo pressionou para adiar a votação da emenda.

 

Um dos relatores do projeto, deputado Arthur Oliveira Maia, do Solidariedade, defende a extensão do benefício aos aposentados.

 

SONORA

 

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães, do PT, diz que a emenda pode desequilibrar os cofres da Previdência Social.

 

SONORA

 

Além de votar a emenda dos aposentados, a Câmara também pode aprovar a regulamentação da Lei das Domésticas. O texto trata do pagamento de horas-extras, adicional noturno e banco de horas. Já faz dois anos que a Lei das Domésticas espera a regulamentação pelo Congresso Nacional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Anvisa autoriza testes com dose de reforço da vacina da Pfizer

Em nota, a Anvisa informou que o estudo deve avaliar o comportamento da vacina na terceira dose, e se há benefícios adicionais de uma eventual dose de reforço para além das que já estão sendo aplicadas.

Baixar arquivo
Geral

Entra em vigor lei sobre regras de reembolso de passagens aéreas

A legislação prevê o direito ao reembolso, ao crédito, à reacomodação ou à remarcação do voo, independentemente do meio de pagamento utilizado para a compra da passagem, se dinheiro, crédito, pontos ou milhas. 

Baixar arquivo
Cultura

Dia do Cinema Nacional: há 90 anos estreava o longa "Limite"

A data, 19 de junho, foi instituída pela Ancine por causa das primeiras imagens em movimento capturadas pelo italiano Afonso Segreto no Brasil em 1898

Baixar arquivo
Geral

Implementação de energias renováveis abre novas vagas de trabalho

Os desafios da transição energética e a busca por fontes de energia renováveis passam por processos de modernização no setor elétrico, com implicações no campo da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Doação de 500 peças sagradas para Museu da República é oficializada

As peças eram capturadas durante invasões violentas por parte do estado, principalmente nas primeiras décadas da República, entre os anos de 1920 e 1930. Ainda que a Carta Constitucional de 1891 já estabelecesse no Brasil o Estado laico e a liberdade de crença e culto.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina covid: Butantan e Fiocruz entregam mais de 7 milhões de doses

Nesta sexta-feira, O Instituto Butantan entregou ao Ministério da Saúde mais 2,2 milhões de doses da Coronavac para reforçar a campanha de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo