Apesar de mais da metade do quadro de funcionários do governo do Distrito Federal ser formado por mulheres, elas ainda não são maioria nos cargos de comando.
De acordo com a pesquisa desenvolvida pela escola de governo do GDF, 61% dos servidores distritais são mulheres. Elas estão presentes principalmente nas secretarias de Saúde e Educação, onde integram 70% do quadro.
A pesquisa mostra que a paridade de gênero ainda não é uma realidade no GDF. Mesmo as mulheres sendo a maioria no quadro de servidores, são os homens que ocupam a maior parte dos cargos mais altos no governo.
De acordo com o estudo, elas estão presentes em 43 e meio por cento dos Cargos de Natureza Especial e de Natureza Política, que são os cargos comissionados mais altos do Governo.
Ou seja, apesar dos homens formarem apenas 39% do quadro de funcionários do GDF, eles são responsáveis por 56 e meio por cento do cargos da alta administração.
A pesquisa ainda revela que, do total de servidores, 68% possuem curso superior completo ou estão em fase de conclusão. A maioria tem entre 25 e 55 anos de idade.
O levantamento analisou dados de 109 mil servidores públicos ativos do GDF a partir de informações de sistemas dos recursos humanos. Servidores de empresas como BRB, Caesb, CEB e Terracap não tiveram os dados contabilizados.