Liberado uso de mosquito da dengue transgênico contra a doença em SP

Publicado em 16/04/2015 - 10:53 Por Magda Calipo - São Paulo

O Ministério Público de São Paulo liberou a soltura de uma linhagem geneticamente modificada de machos do mosquito Aedes aegypti, em Piracicaba, interior do estado, com o objetivo de combater o mosquito vetor da dengue e da chikungunya. Os insetos com os genes alterados copulam com as fêmeas originais do ambiente e geram descendentes que não conseguem chegar a fase adulta.

 

A soltura dos insetos acontecerá a partir de 30 de abril. Tanto a empresa Oxitec, responsável pelo desenvolvimento do projeto, como a prefeitura de Piracicaba terão que seguir regras. Uma delas é que o uso de inseticidas e as nebulizações, que matam os mosquitos, não poderão ser proibidos.

 

Além disso, o município vai ter que continuar adotando medidas como nebulização, retirada de criadouros, fiscalização domiciliar e campanhas de orientação da população.

 

A empresa, por sua vez, deverá monitorar a área tratada pelo prazo de dois anos para certificação de que não existam mais mosquitos transgênicos. As condições impostas pelo MP constam no Termo de Ajustamento de Conduta assinado pela prefeitura, a empresa Oxitec do Brasil e a Promotoria de Justiça.

 

O Aedes aegypti transgênico será implementado inicialmente no bairro Cecap, em uma área de 54 hectares, região leste do município, que apresentou maior número de casos de dengue em 2015. No local, vivem cerca de 5 mil pessoas.

 

A expectativa da empresa é que, após seis meses de liberação, o nível da população de mosquito transmissor da dengue e da chikungunya na área tratada caia significativamente em relação às áreas não tratadas.

 

O projeto, anunciado em 2 de março, foi alvo de representação no MP por parte do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e foi avaliado pela promotora Maria Christina Marton Corrêa Seifarth de Freitas, da área de Saúde Pública do MP em Piracicaba.

 

O prefeito Gabriel Ferrato disse que sempre foi transparente em relação ao projeto. Alegou ainda que há uma equipe trabalhando nisso a fim de melhorar a vida das pessoas e não prejudicar.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo