Projeto antidesmatamento deve também gerar renda em Porto Velho

Publicado em 28/04/2015 - 19:08 Por Maira Heinen - Brasília

Porto Velho, em Rondônia, pode ser o primeiro município da Região Amazônica a estabelecer uma política municipal de mudanças climáticas, serviços florestais e biodiversidade. O projeto pretende criar mecanismos que contribuam para a valorização das florestas locais, além favorecer populações que sofrem pressão por áreas para a agropecuária e para retirada de madeira.

 

O projeto Carbono Suruí, primeiro em redução de emissões do desmatamento e degradação florestal proposto em terras indígenas no Brasil, fica numa área entre os estados de Rondônia e Mato Grosso e serviu de exemplo para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) da capital rondoniense propor a criação da nova política. O secretário Edjales Benício de Brito explica o principal objetivo da iniciativa.

 

Sonora: “É a gente tentar combater o desmatamento da Amazônia, mas também oportunizando a geração de renda pra quem hoje depende basicamente da floresta em pé, que são nossos povos indígenas e nossas comunidades tradicionais”.

 

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), está formulando a Política com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Pedro Soares é gestor ambiental do Idesam e explica que frear o desmatamento em Rondônia é urgente para a redução das emissões de carbono. Além do desmate, ele elenca outras fontes emissoras de gases de efeito estufa na capital.

 

Sonora: “Atividades produtivas muito ligadas à agropecuária e em Porto Velho a pecuária tem uma participação bem grande e a parte de energia. Porto Velho, assim como algumas capitais da região Norte trabalham com termoelétricas movidas a óleo diesel. Então, uma parte da energia geradas para as casas é proveniente da queima de óleo diesel, que constitui um fator importante de emissão de gases”.

 

A política também pretende envolver representantes da iniciativa privada. Pedro Soares reforça que, cada vez mais, ser uma empresa sustentável e que se preocupa com o meio ambiente conta pontos a favor no momento de estabelecer transações comerciais, principalmente com outros países.

 

Até o final deste semestre, de acordo com o secretário de meio ambiente, Edjales Brito, a Sema deve enviar o projeto de Lei de contenção do desmatamento para a Câmara de Vereadores de Porto Velho.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo