logo Radioagência Nacional
Geral

Entenda o que são superbactérias

Baixar
Apresentação Miguelzinho Martins
23/06/2015 - 17:30
Brasília

 

Você sabe o que são superbactérias? São bactérias mais resistentes a antibióticos que limitam o arsenal terapêutico, mas não têm nada de mais agressivas.

 

Nesta entrevista ao  programa Revista Brasília ,o diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alexandre Lima Rodrigues da Cunha, explica que essa denominação "Superbactérias" não existe: "O problema é que esse nome ou conceito traduz um sentimento não verdadeiro de que elas são superpoderosas, mas isto não é verdade, apenas são mais resistentes".
 

Segundo ele, a resistência é um mecanismo natural de sobrevivência das bactérias. O uso de antibióticos feito pela população  - e também na agricultura -  faz com que as bactérias mais fracas morram, e as mais resistentes acabam se desenvolvendo e  criando mais mecanismos para escapar da ação dos antibióticos. É o que se chama “pressão seletiva por uso de antibióticos .

 

Alexandre Lima Rodrigues da Cunha disse também que "Podemos concluir que o uso indiscriminado de antibióticos, sem prescrição médica, desde o uso na agricultura e veterinário e pela população, até o uso intra-hospitalar, porque às vezes os antibióticos são prescritos de maneira leviana e em doses equivocadas, por tempo prolongado e até para quadros virais os quais não teriam indicação de antibióticos. E isso sim é preocupante".
 

Ele lembrou ainda que o problema das bactérias multiresistentes existe em todo o mundo e chama a atenção da comunidade médica, desde países ricos a pobres, em serviços públicos ou privados de saúde. Só não é uma epidemia.

 

x