Há 16 anos terminava a Guerra de Kosovo

Publicado em 09/06/2015 - 07:30 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

No dia 9 de junho de 1999 foi assinado o acordo de Paz entre a Otan, o governo da Iugoslávia e as províncias Sérvia e Kosovo que colocava fim a um grave conflito.

 

A Guerra de Kosovo iniciou no dia 24 de março, na Iugoslávia. Foram 79 dias de intensos bombardeios. De um lado, a província, Kosovo, lutando pela independência, e de outro, as forças sérvias, sob a liderança do presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, que não aceitava perder a província.

 

Kosovo era uma província que tinha uma composição étnica e religiosa diferente da maioria da Iugoslávia, que era sérvia. Os kosovares são de origem albanesa e muçulmana, enquanto os sérvios são cristãos ortodoxos.

 

Como 90% da população de Kosovo é albanesa, iniciou-se um movimento gerado pelos kosovares que buscava a separação de sérvios e albaneses, para que estes últimos tivessem autonomia.

 

Slobodam Milosevic enviou tropas para a região com a ordem de aniquilar por completo a rebelião dos kosovares. Os ataques aéreos mataram um grande número de civis inocentes.

 

Diante dos ferozes ataques comandados pelo presidente da Iugoslávia, a ONU enviou suas tropas para os Balcãs a fim de colocar um ponto final nas ações militares.

 

Um ultimato da Otan foi entregue a Milosevic. O documento ordenava a suspensão dos ataques militares contra Kosovo.

 

Com a recusa da proposta de cessar-fogo, as tropas lideradas pelos Estados Unidos intervieram com a ofensiva militar, obrigando Milosevic a aceitar um acordo de Rambouillet, que propunha autonomia administrativa e cultural para a província de Kosovo, mas sem independência.

 

Com a chegada das tropas da OTAN em Kosovo, foi instaurado um governo provisório, sob responsabilidade da ONU.

 

Ao fim do conflito, Milosevic foi preso sob a acusação de cometer crimes contra a humanidade.

 

História Hoje : Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Rio começa a distribuição 495 mil doses de vacina contra covid-19

 São 325.260 doses da Pfizer para primeira e segunda aplicação e 170 mil da Oxford/AstraZeneca para aplicação da segunda dose.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta presença do coronavírus na rede de esgoto do DF

O crescimento de 75% foi detectado entre a primeira e a segunda semana deste mês. Foram encontrados 963,3 bilhões de cópias do vírus, por dia, para cada dez mil habitantes.

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo continua vacinando adolescentes entre 12 e 17 anos

Na capital paulista, são quase 850 mil pessoas nessa faixa etária e mais 86% já receberam a primeira dose da vacina.Para se vacinar, os adolescentes precisam estar acompanhados de um responsável.

Baixar arquivo
Saúde

Eduardo Paes flexibiliza medidas de restrição no Rio de Janeiro

O decreto publicado nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial do município autoriza eventos em ginásios e estádios com 50% da capacidade total de público, desde que todos estejam com o esquema vacinal completo contra a covid-19.

Baixar arquivo
Geral

Polícia e MP fazem operação contra traficantes que criaram "delivery"

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro realizam, nesta sexta-feira, uma operação contra traficantes, que criaram um serviço de delivery para venda de drogas em áreas nobres da Barra da Tijuca e da Zona Sul carioca.

Baixar arquivo
Saúde

Rio volta a suspender aplicação da CoronaVac

A decisão, que entrou em vigor nesta sexta-feira (17), foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde, que aguarda agora a liberação de um lote com 166 mil vacinas, suspenso de forma cautelar pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Baixar arquivo