A rede estadual de acolhimento de usuários de álcool e drogas do Rio de Janeiro será ampliada.
Uma nova unidade modelo, já construída na Fazenda Santa Mônica, no município de Valença, na região do Vale do Paraíba, vai disponibilizar mais cem vagas para os usuários de drogas.
De acordo com o secretário de Estado de Prevenção à Dependência Química, Filipe Pereira, a pasta aguarda a liberação dos recursos estadual e federal para a inauguração, que deve acontecer no início do segundo semestre deste ano.
Filipe Pereira ressalta que, das cem vagas, 20 serão destinadas a mulheres grávidas que sofrem com a dependência química.
Nesta sexta-feira, uma extensa programação marca o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.
Com apresentações de espetáculos produzidos e encenados por usuários em reabilitação, o evento, que acontece na Cinelândia, no centro da cidade, vai contar também com ações de orientação e distribuição de material educativo. O secretário reforça a importância do trabalho de prevenção à dependência química.
A partir dos atendimentos prestados em 2014, a Secretaria elaborou um relatório que revela o perfil dos usuários de drogas no estado. De acordo com os números, o crack é a terceira droga mais consumida, ficando atrás da cocaína e do álcool.





