TCU aponta falhas na regularização fundiária da Amazônia Legal

Publicado em 18/06/2015 - 17:55 Por Michelle Moreira - Brasília

Representantes do governo federal, parlamentares e o setor produtivo debateram nesta quinta-feira na Câmara dos Deputados o processo de regularização fundiária da Amazônia Legal e o programa Terra Legal.

 

A audiência pública foi proposta pelo deputado do PMDB Sérgio Souza.


Lançado em 2009, pelo MDA, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o objetivo do Terra Legal é promover a regularização fundiária de ocupações em terras públicas federais situadas na Amazônia Legal.


De acordo com dados do MDA, 150 mil ocupações na Amazônia Legal estão nesta situação.


O deputado Sérgio Souza destaca os prejuízos para quem não tem a titulação da terra.


Sonora: "Aqueles que estão sob a posse, aguardando uma titulação de décadas, que tem uma imposição legal há anos, não conseguem alcançar os programas do Governo Federal. Especialmente os programas para difundir tecnologia, inovação, aumentar a produtividade. E outros programas como, por exemplo Safra, agricultura familiar, da pesca, da agricultura empresarial."


A secretária de Controle Externo do TCU no Amazonas, Lúcia de Fátima Magalhães, destacou possíveis irregularidades no programa.


Sonora: "Foram encontradas algumas falhas. A principal delas no cumprimento das metas e algumas outras falhas na titulação. Alguns indícios, que está sendo objeto de reavaliação pelo MDA. O tribunal determinou a reavaliação destes processos para verificar os casos que os beneficiários não preenchem os critérios para titulação e fazer a retomada das terras." 


Lúcia de Fátima também ressaltou a lentidão do Terra Legal. Mas o chefe de gabinete da Secretaria de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, vinculado ao MDA, Wajdi Rashad, rebateu as críticas.


Sonora: O crescimento exponencial do programa não confirma estes dados. Nós entendemos que o programa conseguirá atender todas as 150 mil propriedades. Nossa expectativa é de trabalhar para que nos próximos três anos a gente consiga vencer este desafio.


Também presente no debate, coordenador de Assuntos estratégicos da CNA, a Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil, Anaximandro Almeida, defendeu mudanças na lei do Terra Legal para agilizar os processos de regularização. Até hoje já foram entregues vinte mil títulos.


Segundo o MDA, está previsto anúncio do governo federal de 16 milhões de hectares na Amazônia, que serão destinados a conservação ambiental, criação de assentamentos e regularização fundiária.

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo