logo Radioagência Nacional
Geral

Vírus que causa paralisia e morte é descoberto em Manaus

Baixar
Jéssica Gonçalves
12/06/2015 - 17:38
Brasília

Um novo tipo de vírus que causa paralisia temporária em crianças de zero a cinco anos de idade foi descoberto no Brasil. Em casos mais graves, o Gemycircularvirus também pode provocar uma inflamação do cérebro e levar a morte.

 

O microrganismo foi encontrado em Manaus, no Amazonas, em amostras de fezes de crianças com diarreia atendidas em prontos-socorros. A doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), e pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Patrícia Orlandi, fala sobre os sintomas da doença.

 

Sonora: “Após ter a diarreia, existe um agravamento no quadro: paralisia flácida parcial e temporária dos membros. Se não tratado corretamente, podia migrar e dar encefalite e levar à morte essas crianças”.

 

Segundo Patrícia Orlandi, de 2007 a 2009 foram coletadas 1,5 mil amostras de fezes de crianças de zero a dez anos em hospitais de Manaus.

 

Um pesquisador da Califórnia, nos Estados Unidos, que também participou do estudo, detectou a presença do Gemycircularvirus em cinco de cada 600 amostras analisadas. Ainda não há um levantamento de quantas crianças foram infectadas.

 

Para Patrícia Orlandi, o microrganismo pode estar presente em outros estados brasileiros.

 

A transmissão desse novo vírus é feita pelo consumo de água contaminada com fezes. O Ministério da Saúde informou, por meio da assessoria de imprensa, que tomou conhecimento da presença do microrganismo em Manaus e vai fazer um levantamento do número de casos para anunciar medidas de prevenção e controle.

x