Derrubada de Morsi da presidência do Egito completa dois anos

Publicado em 03/07/2015 - 07:30 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

Há dois anos, um golpe de estado derrubava o presidente do Egito, Mohamed Morsi.


Tudo começou no primeiro aniversário do governo de Mohamed Morsi, em 30 de junho de 2013, quando milhões de manifestantes tomaram as ruas, exigindo a renúncia presidencial por causa do agravamento da crise socioeconômica.

 

No início, as manifestações foram pacíficas, mas se tornaram violentas com a morte de cinco manifestantes anti-Morsi durante os confrontos.

 

Na manhã do dia seguinte, 1º de julho, os manifestantes invadiram a sede da Irmandade Muçulmana em Cairo, capital do país, e saquearam o edifício. Mais oito pessoas foram mortas.

 

No dia 3 de julho, outros 16 manifestantes pró-Morsi morreram na retomada das manifestações.

 

O descontrole da situação e o aumento do número de mortos provocou o agravamento das crises política e constitucional.

 

Os militares exigiram que o presidente Mohammed Morsi deixasse o poder caso não conseguisse controlar a situação. Na noite daquele mesmo 3 de julho, o ministro da defesa, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi informou que o presidente fora afastado. Ele anunciou que a Constituição do Egito estava suspensa e que uma nova eleição presidencial seria realizada em breve.

 

Durante o período da transição, assumiu a presidência do Egito o presidente do Supremo Tribunal da Corte Constitucional, Adly Mansour.

Últimas notícias
Geral

RJ: Polícia Civil agora afima que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo
Justiça

Jovem consegue na justiça direito de viajar com cão de apoio emocional

Após idas e vindas, o jovem Arthur França finalmente vai  conseguir embarcar com seu cão de suporte emocional e assistencial em um voo que parte, nesta quinta-feira, de Brasília para  São Paulo.

Baixar arquivo