Derrubada de Morsi da presidência do Egito completa dois anos

Publicado em 03/07/2015 - 07:30 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

Há dois anos, um golpe de estado derrubava o presidente do Egito, Mohamed Morsi.


Tudo começou no primeiro aniversário do governo de Mohamed Morsi, em 30 de junho de 2013, quando milhões de manifestantes tomaram as ruas, exigindo a renúncia presidencial por causa do agravamento da crise socioeconômica.

 

No início, as manifestações foram pacíficas, mas se tornaram violentas com a morte de cinco manifestantes anti-Morsi durante os confrontos.

 

Na manhã do dia seguinte, 1º de julho, os manifestantes invadiram a sede da Irmandade Muçulmana em Cairo, capital do país, e saquearam o edifício. Mais oito pessoas foram mortas.

 

No dia 3 de julho, outros 16 manifestantes pró-Morsi morreram na retomada das manifestações.

 

O descontrole da situação e o aumento do número de mortos provocou o agravamento das crises política e constitucional.

 

Os militares exigiram que o presidente Mohammed Morsi deixasse o poder caso não conseguisse controlar a situação. Na noite daquele mesmo 3 de julho, o ministro da defesa, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi informou que o presidente fora afastado. Ele anunciou que a Constituição do Egito estava suspensa e que uma nova eleição presidencial seria realizada em breve.

 

Durante o período da transição, assumiu a presidência do Egito o presidente do Supremo Tribunal da Corte Constitucional, Adly Mansour.

Últimas notícias
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo