Impactos do Comperj na qualidade do ar vão ser monitorados

Publicado em 18/07/2015 - 19:50 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro (RJ)

Os futuros impactos da operação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) na qualidade do ar do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, na Região Serrana, vão ser estudados até junho de 2016 pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea).

 

A pedido de pesquisadores que atuam na reserva, os técnicos do Inea começaram a monitorar a situação atual do parque para servir de referência para avaliar a poluição causada pelo Comperj no futuro. A coordenadora do Manejo Ambiental do Parque da Serra dos Órgãos, Cecília Cronemberger, explicou que os dados coletados vão poder ser comparados com análises futuras.

 

A gerente de Qualidade do Ar do Inea, Mariana Palagano, informou que as informações vão ser recolhidas por uma unidade móvel adquirida pelo Estado do Rio de Janeiro para monitorar a qualidade do ar nos locais de competição dos Jogos Olímpicos.

 

A estação monitora poluentes como dióxido de enxofre, monóxido de carbono e ozônio. De acordo com o Inea, a unidade móvel já esteve no Parque Nacional de Tijuca e no Parque Estadual do Mendanha, no Rio de Janeiro. Em Niterói, o Parque Estadual da Serra da Tiririca também recebeu a estação do órgão.

 

Em 2016, com o fim do monitoramento no Parque da Serra dos Órgãos, a unidade vai analisar a qualidade do ar de locais de competição dos jogos olímpicos.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo